Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Hinduísmo

Principal religiao da India, o Hinduísmo é a uniao de crenças com estilos de vida. Atualmente é a terceira religião do mundo em números de seguidores (800 milhoes de pessoas, sendo 74,5 indianos).
Não sao muito os seguidores desta religiao no Brasil.
Os hindus acreditam em varios deuses, principiais deuses sao :
Brahma- força criadora do Universo.
Ganesa- deusa da sabedoria e da sorte.
Matsya- Salvador da especie humana da destruição.
Shiva- deus supremo, criador do loga.
Vishnu- responsavel pela manutenção do universo.
Os praticantes do hinduismos no Brasil, mais conhecidos, são os hare krishna.
Nesta religiao os sacerdotes, criam as castas, que se tornou instituição da sociedade indiana.
Uma coisa muito enfatiza no hinduismo é a meditação, eles acreditam, fazendo essas meditaçoes, se livrarem da inveja, orgulho, etc.
No hinduismo, os animais sao sagrados, por serem propiedade do deus Brahma.

O texto foi escrito com base em varias pesquisas feitas.

Concluo que esta religiao tem base seus deuses, como na umbanda cada um cuida de uma parte da natureza, ou dos humanos.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Renovação Carismática (Catolicos)

Os grupos e movimentos onde predominam a participação de leigos católicos, ganharam muito destaque no pontificado de João Paulo II, de quem receberam muito apoio.São exemplos disso: o caminho neocatecumental, a Opus Dei, o Regnum Christi, entre outros.
Mas nos ultimos anos tem se observado um crescimento acentuado, no Brasil, da Revolução Carismatica Catolica (RCC), provavelmente devido à sua maior presença na midia. Este movimento surguiu nos EUA em 1966, e trazido ao Brasil em 1969 pelo padre Harold Hams.
Ganhou força nos meados dos anos 90, e já responde por grande parte dos catolicos praticantes do pais.
Esse movimento busca dar uma nova abordagem às formas de evangelização e renovar praticas, tradicionais da religiao catolica.
Uma das comunidades carismaticas mais conhecida é a Canção Nova, que é presidida pelo padre Jonas Abib, sua sede fica na cidade de Cachoeira Paulista, alem de possuir um canal de televisao.
Outros icones da RCC no Brasil, é o padre Marcelo Rossi, fenomeno da midia e de cultura de massas surgido no final dos anos 90. Cantando, dançando e fazendo coreografias em missas lotadas e programa de televisao, ele se propoe a levar aos homens a mensagem de cristo.

Texto apresentado por uma amiga chamada Rosana.

Concluo que a RCC é uma nova forma de pensar, ver e praticar a religiao catolica.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Assembléia de Deus

Antes de começarmos de falar sobre a igreja evangélica Assembléia de Deus, gostaria de esclarecer que nao vamos somente infatizar esta igreja, mais sim todas que tivemos oportunidade, so decidi postar sobre essa igreja especifica a pedido de um amigo.
Mas vamos ao que interressa:
A Assembléia de Deus surgiu como resultado de um movimento religioso que teve sua origem no começo do seculo XIX e se espalhou em seguida com rapidez por todo mundo. Os missionarios Daniel Berg (1884-1963) e Gunar Vingre (1879-1933) jovens Suecos que moravam nos Estados Unidos, aportaram em Belem do Para em 19 de novembro de 1910, posteriormente no dia 11 de janeiro de 1918 fundaram a Assembléia de Deus, oficialmente registrada.
A Assembléia de Deus nasceu de um trabalho genuinamente nacional. Vingre e Berg eram incansaveis evangelistas, que em um periodo de 3 anos destribuiram cerca de dua mil biblias e quatro mil novos testamentos.
A obra Pentecostal ainda que sobre feroz perseguição da igreja romana, começou a se expandir por todo o pais.
Os frequentadores da Assembléia de Deus creem em um só Deus subsistente em tres pessoas: o pai, o filho e o espirito santo, creem na inspiração verbal da biblia sagrada, creem na segunda vinda de Cristo em duas fases: 1º invisivel ao mundo- para arrebatar sua igreja da Terra, 2º visivel ao mundo.

Texto escrito por um amigo evangelico chamado Martins.

Concluo que a religiao evangelica, ou pelo menos a igreja denominada Assembléia de Deus, pensam ou creem na volta de Jesus para a salvação da Terra.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ser ogan na Umbanda

Bom hoje vou postar para vocês um resumo da vida de uma grande amiga, ela é ogan.
" Ser um ogan não é facil, assim como nada na vida, entao conseguimos tudo com muita dedicação, amor e força de vontade.
Mas hoje estou aqui para compartilhar um pouco de minha experiência com vocês.
Sou Juliete, tenho 20 anos, sou da umbanda desde quando estava na barriga de minha mãe.
Sempre amei minha religiao, mais demorei muito para aceitar minha função como ogan, sempre tive medo por tanta responsabilidade. Não pegava para tocar, se nao tivesse alguem coroado no atabaque.Até que minha mãe espiritual (mãe de santo) começou a precisar de mim nos trabalhos.
E fui confiando somente em Deus e nos Orixas, a quem servimos. E foi graças a eles que com o tempo, a cada trabalho, cada dia de gira, eu tive um novo aprendizado. Por que a cada trabalho temos algo de novo para aprender.
Ser ogan nao é so bater atabaque, e sim toca-lo, é você sentir a força do orixa no toque e nas cantigas, é você ver a vibração dos mediuns a cada ponto cantado, é ver a assistencia vibrar juntamente com os mediuns, é você ter uma ligação direta com os dirigentes da casa.É eles pensarem no ponto e você puxa-lo.
É isso espero ter passado minha experiencia como pretendia passar a vocês."

Texto propio dessa grande amiga minha Juliete.

Concluo com isso que o tocar do atabaque é uma coisa muito dificil com muita fé, tem sempre que estar atento a tudo, muitas vezes sem mesmo poder errar.

Uma curiosidade é que os ogans e os atabaque de um terreiro servem com, segurança, proteção da gira.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Wicca

Wicca é uma religioa neopagã, misteria, inigmatica e sarcedotal, que tem seu culto destinado a um casal divino cosmico, criador e iminente. Tornou-se conhecida por meio de Gerald Brusseau que com seus conhecimentos obtidos em diferentes sistemas ocultistas e ramificações da Bruxaria, desenvolveu e compilou aquilo que viria a se tornar a base das religioes.
As praticas da Wicca sao baseadas em diferente sistema de crenças, dos povos da Europa.
A religiao da forma que a conhecemos hoje é nova, por volta dos anos 50, mas a origem de sua estrutura é bastante antiga.
A religião celebra a vida e a morte, por meio de festivais sazonais conhecidos como Sabás. Alem dos Sabás que sao relacionados ao ciclo solares. Os Wiccanos se reunem nos cliclos lunares, para fazer agradecimentos, fazer pedidos, etc.
A Wicca é uma religião, mais nao é uma seita, tampouco um culto. A tradição, é uma religiao de natureza xamanística, que priora a natureza, o homem e a mulher.
Os adeptos dessa religiao sao chamados de Wiccans.

Fonte nao divulgada.

Concluo que a religiao Wicca para entende-la precisa-se de muito estudo, pois somente lendo sua origem, historia, estrutura e crenças, que você a entende. O melhor mesmo é buscar um sacerdote para melhor responder as perguntas.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Sobre a enquete

Bom vamos falar sobre essa enquete que realizamos para saber como principalmente os pais pensam em relação aos filhos e a religião.
Todo ser humano capaz de pensar e raciocinar, tem que ter um carater, independente de sua religiao.
Mais quando se é uma criança que se pratica ou frequenta uma religião, á sim uma influenciação na formação de seu carater.
Ela começa a ver e pensar segundo os principios do que ela vê na igreja, terreiro, centro, ou o que seja.
Sou a favor sim de que as crianças sejam introduzidas nas religioes que os pais frequentam e tem fé, nao so para a formação de seu carater, mais tambem porque nos dias de hoje que muitas pessoas nao tem fé em religião nem uma.
Eu por exemplo, meus pais sao umbandistas ate hoje, desde que nasci meus pais me levaram ao terreiro. Aos 5 anos de idade eu ja estava trabalhando como cambona (pessoa designada a ajudar) no terreiro. Ate hoje estou na religiao, e aprendi muito com ela.

Por favor deixem suas historias e comentarios sobre esta postagem.

Budismo

É uma religião e uma filosofia fundamentada nos ensinamentos de Buda. A religião budista tem aproximadamente 2.500 anos.
Ela tetnta condicionar a mente de maneira a levá-la à paz, sabedoria, alegria, serenidade e liberdade. O budismo tem por objetivo trabalhar o espiritual, pois um espírito sadio significa um corpo saudável.
Agora, quem foi Buda ? Para podermos entender, Siddhart Gautama, o Buda, nasceu no século VI a.C, em Kapilavastu. Ele era um príncipe que, logo após seu nasimento, foi levado por seus pais ao templo para ser apresentado aos sacerdotes e, lá, surgiu um senhor sábio que havia dedicado sua vida toda à meditação, longe da cidade. Este tomou o menino em suas mãos e profetizou: "este menino será grande entre os grandes. Será um poderoso rei ou mestre espiritual que ajudará a humanidade a se libertar de seus sofrimentos".
Após esta profecia, os pais do pequeno Siddhart resolveram criar o filho super protegido para que esse não optasse pelos estudos filosóficos como havia sido profetizado. Aos dezesseis anos Siddhart casou-se com sua linda prima Yasodhara. Deste seu relacionamento nasceu seu único filho, Rahula. Porém, Siddhart se mostrou curioso pela vida fora dos portões do palácio.Assim, em um belo dia, decidiu descobrir o que havia do outro lado.
Siddhart chocou-se com a realidade de seu povo e, aos 29 anos, decidiu buscar, então, uma solução para aquilo que afligia seu coração, o sofrimento humano. Abriu mão da familia e foi em busca de resposta. Foi neste caminho que se tornou Buda, chamado de "O Iluminado".

O texto não tem uma divulgação certa. Por isso, peço desculpas aos seguidores do Budismo se algo estiver errado. Qualquer coisa é só me procurar que conversaremos.

Sobre o Budismo, concluo que é uma doutrina, cujo principal conceito é de que as respostas do homem se encontram em seu interior.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

As Testemunhas de Jeová crêem no Deus Todo-Poderoso, Jeová, Criador dos céus e da Terra. A própria existência das complexas maravilhas no Universo que nos cerca indica razoavelmente que tudo foi produzido por um Criador de suprema inteligência e poder. Assim como as obras produzidas por homens e mulheres refletem as suas qualidades, o mesmo se dá com as de Jeová Deus.

As pessoas não fabricam panelas de barro, nem televisores ou computadores, sem um objetivo. A Terra e as criações de vida vegetal e animal que nela existem são muito mais maravilhosas. A estrutura do corpo humano com seus trilhões de células está além de nosso entendimento - até mesmo o cérebro com que pensamos é maravilhoso demais para podermos compreendê-lo plenamente. Se os homens têm um objetivo na produção de suas comparativamente insignificantes invenções, Jeová Deus certamente teve um propósito nas suas espantosas criações.

Jeová fez a Terra com um objetivo, conforme declarou ao primeiro casal humano: “Sede fecundos e tornai-vos muitos, e enchei a terra . . . e tende em sujeição os peixes do mar, e as criaturas voadoras dos céus, e toda criatura vivente que se move na terra.” Por sua desobediência, aquele casal deixou de encher a Terra com famílias justas, que cuidariam amorosamente da Terra, das plantas e dos animais que nela há. Mas o seu fracasso não impede o propósito de Jeová. Milhares de anos mais tarde foi escrito: “Deus, o Formador da terra, . . . não a criou simplesmente para nada.” Ele “a formou mesmo para ser habitada”. Não será destruída, mas “a terra para sempre permanece”. O propósito de Jeová para com a Terra será cumprido: “Meu próprio conselho ficará de pé e farei tudo o que for do meu agrado.”

Portanto, as Testemunhas de Jeová crêem que a Terra permanecerá para sempre e que todos, os vivos e os mortos, que se enquadrarem no propósito de Jeová de uma Terra embelezada e habitada, poderão viver nela para sempre. Toda a humanidade herdou a imperfeição de Adão e Eva e, por isso, todos são pecadores. A Bíblia nos diz: “O salário pago pelo pecado é a morte.” “Os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada.” “A alma que pecar — ela é que morrerá.” Então, como poderão viver de novo para compartilhar das bênçãos na Terra? Somente por meio do sacrifício resgatador de Cristo Jesus, pois ele disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem exercer fé em mim, ainda que morra, viverá outra vez.” “Todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a sua voz e sairão.”
Crêem, também, que:


(Texto copiado da página eletrônica da Torre de Vigia - www.watchtower.org - websitwe oficial das Testemunhas de Jeová)

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Candomblé

O Candomblé teve início no Brasil com o conhecimento dos sacerdotes africanos que para cá vieram escravizados, trazidos da África com seus Orixás/Inquices/Voduns, sua cultura e seu idioma.
Mesmo sendo uma Religião, à época e, até há pouco tempo, proibida pela Igreja Católica e criminalizada por alguns governos, o Candomblé se expandiu consideravelmente e, hoje em dia, há, aproximadamente, 3 milhões de seguidores no Brasil. Isto quer dizer que 1,5% da população total do País declara o Candomblé como sua religião.
Os Orixás, os rituais e as festas desta Religião, agora fazem parte da cultura e do folclore brasileiros.
O Candomblé foi subdividido em nações, pois os negros escravizados no Brasil pertenciam a diversos grupos étnicos, dentre eles: os Yorubás, Ewes, Fons, Bantus, Nagos e Geges. Destes grupos iniciais ocorreram diversas divisões, ou Nações como são chamadas, sendo distinguidas pelo grupo de divindades que são veneradas.
O Candomblé é uma religião monoteísta, embora alguns defendam a ideia que, por serem cultuados vários deuses (ou Orixás), seria ela politeísta. Entretanto, a exmeplo do que ocorre no Cristianismo, há um Deus único, Superior a todos os demais Santos. O Deus único, p. ex., para a nação Ketu, é Olorum, enquanto que para a nação Bantu é Zambi e, para a nação Gege é Mawu. Cada nação tem sua liturgia própria e, em virtude do sincretismo ocorrido quando da vivência diária dos sacerdotes africanos com os brasileiros, a maioria dos candomblecistas considera seu Deus como sendo o mesmo venerado pelo Cristianismo.
Os Orixás/Inquices/Voduns recebem homenagens regulares, tais como: oferenda de animais, vegetais e minerais, cânticos, danças e roupas, mesmo existindo em sua mitologia referência a uma divindade criadora. Essa divindade tem muita importância no dia-a-dia dos integrantes (ou filhos) de um Terreiro, mas nenhuma divindade possui um terreiro específico. Isso é apenas uma prévia dessa Religião afro-brasileira, chamada Candomblé.

Este texto foi escrito pela Mãe de Santo e grande amiga Carol D' Oya, de um Terreiro de Candomblé, com a colaboração de seu marido Emerson D' Baru. Para Jogos de Cartas, Búzios e consultas espirituais, é só entrar em contato pelos telefones: (11) 7462- 3879, (11) 9553-9220 (Vivo) e (11) 6879-7768.

Do acima exposto, posso concluir que o Candomblé é uma Religião muito antiga, praticada desde tempos imemoriais na África, pelas nações lá existentes. Apesar de ser uma Religião antiquíssima, quando chegou ao Brasil com os negros escravizados, teve início uma fortíssima repressão por parte de religiosos locais, para que em nenhuma das fazendas coloniais fosse praticado qualquer tipo de rito ou cerimônia de culto aos Orixás.
Noto, também, que há várias Nações no Candomblé, todas com os mesmos fundamentos iniciáticos, mas cada uma com sua liturgia própria, diferenciando-se umas das outras na forma de adoração aos Deuses africanos.
Bem, antes de nos debruçarmos sobre o estudo das Religiões praticadas no Brasil, gostaria que vocês estivessem sempre ligados aqui no blog porque sempre haverá novidades.
Acho importante que o leitor conheça a fundo quem está postando os textos. Assim, peço licença para me apresentar: sou Fernanda Tavares, tenho 25 anos e professo a Umbanda há 20 anos. Trabalho com turismo e, neste blog, estou pesquisando as Religiões com grandes amigos e divulgando meus estudos. Se eles permitem, divulgo seus nomes e contatos. Tenho um grande parceiro nessa minha nova ideia, que é o Cássio, Advogado, com 40 anos de idade e há 09 anos trilhando os caminhos da Umbanda.
Em suma, antes de começar os estudos e postagens, queria prestar essa pequena explicação. Mas, chega de ficar apenas nas explicações e vamos começar logo.