Total de visualizações de página

domingo, 28 de agosto de 2011

Igreja Batista

A igreja batistá é uma denominação cristã caracterizada pela rejeição do batismo infantil, optando em seu lugar pelo batismo da fé, sempre através da imersão. O nome é derivado de uma comissão para que os seguidores de Jesus Cristo fossem batizados, os batistas interpretam o batismo como uma exposição bíblica e pública de sua fé.
Os batistas tipicamente são considerados protestantes históricos. Alguns batistas rejeitam essa associação. A maioria das igrejas batistas escolhem associar-se com grupos que fornecem apoio sem controle.
As igrejas batistas foram uma família denominacional protestante de origem ingles. Estão presentes em quase todos os países do globo. No ano de 2007 existiam 37 milhões de membros e 170 mil igrejas espalhadas pelo mundo, sendo que 21 milhões apenas nos EUA e Canadá, e cerca de 2 milhões no Brasil.

Doutrinariamente, os batistas possuem algumas particularidades:
Crença no Batismo adulto por imersão.
Separação entre Igreja e Estado
Autonomia das igrejas locais
Liberdade de Consciência do Indivíduo
Celebração das ordenanças do batismo e também da ceia memorial

Esse foi um resumo, esperamos que gostem. Não deixem de comentar !!!
Sigam nosso Twitter: @EAruanda (esperamos você por lá)
Equipe Blog Estrela de Aruanda

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Religião

O blog foi criado na intenção de mostrar um pouco sobre as religioes brasileiras, ou cultuadas no Brasil. Até agora foram várias postagens sobre as religiões, mas até agora não tinhamos postado nada que explicasse ao certo o que é RELIGIÃO. Mas vamos lá:

Religião é um conjunto de crenças sobre as causas, natureza e finalidade da vida e do universo, especialmente quando considerada como a criação de um agente sobrenatural, ou a relação dos seres humanos ao que eles consideram como santo, sagrado, espiritual ou divino. Muitas religiões têm narrativas, simbolos, tradições e histórias sagradas que se destinam a dar sentido à vida. Elas tendem a derivar em moralidade, ética, leis religiosas ou em um estilo de vida preferido de suas idéias sobre os cosmos e a natureza humana.
A palavra religião é por vezes usado como sinônimo de fé ou crença, mas a religião difere da crença pessoal da medida em que tem um aspecto público. A maioria das religiões têm comportamentos organizados, incluindo as congregações para a oração, hierarquias sarcedotais, lugares sagrados, e escrituras.
O desenvolvimento da religião assumiu diferentes formas em diferentes culturas. Algumas religiões colocam maior ênfase na crença, enquanto outras enfatizam a prática. Algumas religiões focam na experiência subjetiva do indivíduo religioso, enquanto outras consideram as atividades das comunidades mais importantes. Algumas religiões afirmam serem universais, acreditando que suas leis e cosmologia são obrigatórias a todos, enquanto outras se destinam a serem praticada apenas por um grupo localizado. A religião muitas vezes faz uso da música, meditação e da arte. Em muitos lugares tem sido associada com instituições públicas, como, educação, família, governo, poder e política.
Uma das teorias mais influentes da religião atualmente é o construtivismo social, que diz que a religião é um conceito moderno, sugerindo que toda prática espiritual e adoração segue um modelo semelhante ao do cristianismo; o construtivismo social sugere que a religião, como um conceito, tem sido aplicada de forma inadequada para culturas nao-ocidentais.

Isso ai, tentamos passar um pouco mais sobre religiao. Que é o assunto principal do nosso blog.
Sigam nosso Twitter: @EAruanda
Não deixem de comentar essa e outras postagens, sua opinião é muito importante para nós.
Orkut e MSN: estreladearuanda@hotmail.com
Equipe Blog Estrela de Aruanda

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Satanismo

O satanismo é uma crença centrada em torno das forças da natureza, em particular da natureza humana. A primeira definição encontra-se no chamado Satanismo tradicional ou Teísta. Ao contrário, o denominado Satanismo LaVey foca sua atenção no avanço epicurista do indíviduo, em vez de focar na submissão a uma divindade ou a um conjunto de códigos morais. Contudo, existem outras formas de satanismo na sociedade contemporânea, diferentemente da formulação de LaVey.
O termo Satan originou-se do judaísmo e se expandiu entre cristãos e seguidores do islamismo, chegando desse modo a disseminar-se entre diferentes culturas. Em hebraico o termo quer dizer adversário, opositor, se opondo, ir contra.
O termo satanismo foi utilizado pelas religioes abraâmicas para designar práticas religiosas que consideravam estar em oposição direta do Deus abraamico (Deus de Abraão).
Devido ao fato do satanismo original ser uma doutrina filosófica que pregava a liberdade individual do ser humano, dentre outras idéias, contrariava fortemente os dogmas e princípios morais da Igreja Católica. Esta, desde então, passou a perseguir os adeptos de tal doutrina e a acusá-los de heresias como adoração ao demônio e prática de orgia sexuais. O argumento utilizado pela igreja para consolidar o seu posto teve uma eficiência quase completa. Ainda assim, alguns grupos satanistas conseguiram preservar suas práticas.
É importante destacar que existem diversas vertentes do Satanismo. As duas principais sao as vertentes filosóficas, que se limita a cumprir a doutrina de acordo com certos valores puramente filosóficos, e a vertente religiosa, que teve o seu surgimento alguns anos depois que a igreja acusou os satanistas originais de adoração ao diabo, dentre várias outras.

Mais um resumo, para que vocês entendam mais sobre algumas religioes pregadas nesse imenso Brasil. Não esqueçam de seguir nosso blog sempre (pelo menos semanalmente), sempre tem uma novidade.
Não esqueçam de seguir nosso Twitter: @EAruanda
Mandem e-mails, com suas sugestoes de postagens, enquetes, criticas e tudo o que quiser dizer. estreladearuanda@hotmail.com
Equipe Blog Estrela de Aruanda.

Xamanismo

O xamanismo é um termo genericamente usado em referência a práticas etnomédicas, mágicas, religiosas e filosoficas, envolvendo cura, transe, supostas metarmofoses e contato direto entre corpos e espíritos de outros xamãs, de seres míticos, de animais, dos mortos, etc.
O sarcedote do xamanismo é chamado de xamã, que geralmente entram em transe durantes os rituais xamanicos, manifestando poderes incomuns, invocando espíritos, plantas, etc.., através de objetos rituais, do própio corpo ou do corpo de assistentes e pacientes. A comunicaçao com estes aspectos sutis da vida pode se processar através de estados alterados de consiência. Estados esses alcançados através de batidas de tambor, danças e até ervas enteógenas. O xamã é tido como um profundo conhecedor da natureza humana, tanto na parte física quanto psíquica.
No Brasil rural e urbano, apesar de tradição multi-étnica dos ameríndios, observa-se a presença dessas práticas médicas-religiosas em comunhão com rituais católicos e espiritualistas de origem africana. Esse xamanismo é conhecido em algumas regiões como pajelança cabocla, culto aos encantados, toré, catimbó, candomblé de caboclo, em rituais de umbanda, culto a jurema sagrada.
Atualmente no Brasil existem várias vertentes de neo-xamanismo ou xamanismo urbano, entre estas linhas diversos grupos se reúnem para estudar e trocar conhecimentos sobre o tema.
O xamanismo não se refere apenas à espiritualidade indígena (ou geral). É certo que os indígenas foram os grandes responsáveis por manterem acessas as chamas da medicina da Terra mas as práticas se originaram no homem primitivo, no paleolítico.

Esperamos que gostem. Não deixem de comentar, sua opinião é muito importante para nós
Sigam: @EAruanda (Esperamos você la no twitter)
Equipe Blog Estrela de Aruanda

sábado, 20 de agosto de 2011

Sincretismo Religioso.

Como já foi mostrado em algumas postagens anteriores, existe o sincretismo religioso.
Sincretismo: é uma fusão de doutrinas de diversas origens.
No Brasil o sincretismo é grande, com grande força na Bahia. (para mais informações de como ocorreu o sincretismo dos orixas leiam nossa postagem sobre umbanda);
Em cada local do país, um santo da igreja católica representa um orixa, a seguir mostraremos uma lista de sincretismos, seguindo a linha Paulista (São Paulo).
Oxalá- Jesus Cristo
Oxóssi- São Sebastião
Xangô- São Jerônimo
Ogum- São Jorge
Obaluâe- São Lázaro
Nana- Sant' Ana
Iemanja- Nossa senhora da Gloria
Oxum- Nossa Senhora da Aparecida
Iansã- Santa Barbára
Exus- Santo Antônio.
Existem outros orixas e entidades, mas os principais com sincretismo são esses.
Relacionado ao sincretismo, foi feito pelos escravos que chegaram ao Brasil, fazendo comparações de seus Orixás com os santos e santas da igreja católica, que era a religião da época.

Esperamos que tenham gostado.
Para mais informações ou alguma dúvida, entre em contato conosco: estreladearuanda@hotmail.com
Sigam: @EAruanda
Não deixem se acompanhar sempre nosso blog e comentar nossas postagens. Sua opinião é muito importante para nós.
Blog Estrela De Aruanda

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Contato Baralho Cigano





Ai está o contato para quem se interessou pelo Baralho Cigano, e quiser saber mais ou até mesmo jogar.


Baralho Cigano

Hoje falaremos de um assunto pouco falado, mas que tem alguns "irmãos" como tarot. O baralho cigano. O texto é de ajuda de uma amiga. Cláudia.

Consultar um chat via on-line?
Muitas pessoas se perguntam se funciona mesmo consulta com cartas on-line, e se esta consulta substitui uma consulta pessoalmente, frente a frente com um(a) cartomante.
Sim, a consulta on-line funciona, porque utiliza-se a energia do nome e data de nascimento para poder entrar em contato com a energia da pessoa (consulente) e através dessa energia o baralho com sua sutil energia, consegue desvendar os mistérios e aconselhar o que está por vir no caminho dos consulentes. Assim mostrando qual a melhor decisão a tomar e o melhor caminho a seguir.
Estamos vivendo em um mundo que todos têm muita pressa, pouco tempo e às vezes no momento em que mais precisamos de um conselho, pode estar muito tarde ou muito cedo para fazer uma consulta (problemas que muitas vezes acontece em consultas pessoalmente), ou mesmo devido a distância ou até mesmo por questão de privacidade de não ter que se locomover até o local da consulta.
A consulta, é feita on-line (ao vivo), a unica diferença é a distancia entre você e o consultor.
Jogo envolve troca. Troca de energia, de tempo. Não é uma brincadeira, nem um passatempopara saber "se o namorado vai voltar". O objetivo maior do jogo é dar caminho há evolução do próximo. O "louvés" é a moeda de troca.
No mais o jogo é cobrado, pois a dedicação e o tempo de quem joga precisa ser recompensado de forma justa e isso evita explorações.
"Agradeço a Sara, pois é um dinheiro abençoado e prospero. Coloco o dinheiro do dia debaixo da saia da imagem da minha cigana. Para nunca me faltar louvés e para sempre se multiplicar nas mãos" disse nossa escritora Cláudia.
Cartas Ciganas
A origem do Baralho Cigano Lenormand tem duas versões.
Na primeira delas, este incrivel jogo de cartas estaria relacionado ao Petit Lenormand.
Este baralho com 36 cartas, foi criado por Anne Marie Adelaide Lenormand, uma francesa nascida em 1772. Lenormand, ficou famosa pela precisão de suas previsões, atendendo a figuras ilustres da realeza da França.
Ela atendia figuras da alta sociedade da época e grandes líderes, como Napoleão Bonaparte.
Ela revolucionou o conhecimento da Cartomancia, na época, utilizando flores, ervas e talismãs junto com seu jogo de cartas.
Com seu desencarne, em 25 de junho de 1843, muitas dessas sabedorias se desapareceu com ela.
Somente cinquenta anos depois alguns de seus manuscritos foram recuperados e muitos anos depois divulgados.
Na segunda versão, o Baralho Cigano Lenormand, teria sido descoberto e propagado por este povo mágico que são os Ciganos.
Através de seu modo singular de vida, migrando de um lugar para outro, eles popularizaram seu jogo de cartas com figuras singelas e de fácil entendimento.

O Baralho Cigano Lenormand é composto por 36 cartas, numeradas ordinalmentee relacionadas aos 4 naipes que constituem a Cartomancia tradicional.
Estes naipes- copas,ouros, espadas e paus- correspondem aos 4 elementos alquímicos: água, terra, fogo e ar.
Estes elementos representam respectivamente, a emoção, a matéria, o espírito e a razão.
O baralho cigano Lenormand, assim como qualquer jogo de cartas, através dos seus arquétipos, evia mensagens que muitas vezes estão bloqueadas em nosso inconsciente.
Extremamente valioso para o nosso dia-a-dia, como se fosse um amigo, um confidente, pode nos orientar para decisões mais acertadas e também nos previnir dos perigos que nos cercam.

Esperamos que gostem de nossa postagem e aprendam mais sobre esse universo maravilhoso do baralho cigano. Agradecemos a colaboração da Cláudia que dedicou seu tempo para escrever a nós.
Não esqueçam de comentar.
Equipe Blog Estrela de Aranda- Editora Chefe: Fernanda Tavares.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Simbolos Religiosos




Todas, ou quase todas, grande maioria das religioes utilizam de simbolos. Para expressar muitas coisas. Os simbolos vem sendo usados desde muito antigo.
O primeiro simbolo no Brasil, veio junto com os portugueses, na época do descobrimento. O(s) Padre(s) que vieram junto com a expedição já trazia suas cruzes.
Ai vao alguns exemplos desses simbolos. São muitos, então dificil demonstrar e explicar todos.




















Pedimos desculpas pela repetencia de alguns simbolos, aqueles que mais se repetem são os mais utilizados.

Esperamos que gostem dos simbolos. Em breve falaremos mais sobre eles.

Equipe Blog Estrela de Aruanda. Editora Chefe: Fernanda Tavares.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Igreja Mundial Do Poder de Deus

A igreja Mundia do Poder de Deus é uma igreja neo-pentecostal. Foi fundada na cidade de Sorocaba (interior de São Paulo) em 9 de março de 1998 pelo apostolo Valdemiro Santiago.



Sua sede, o Grande Templo dos Milagres, funciona no galpão de uma antiga fábrica que tem 43 mil metros quadrados de área construida. Seu enfoque principal é a cura, a prosperidade financeira e os milagres.



A igreja aceita a chamada teologia da prosperidade, os fiéis são estimulados a fazerem doações a igrejas evangélicas para obterem favores de Deus. A Mundial acredita que tudo (dinheiro, cura, milagre) é dado por Deus a partir da fé do própio fiel.



Valdemir Santiago, publicou vários livros, CD's DVD's. A IMPD conta com o único jornal, Fé Mundial, com tiragem mensal de 500 mil exemplares. Fora isso a igreja conta com midias de revista, televisao e rádios.




A AMAS é uma entidade filantrópica ligada à IMPD, destina a assistência de meninos e meninas de rua. A entidade conta com uma equipe de profissionais voluntários, como médicos e enfermeiros .



A igreja Mundial Renovada é a primeira dissinência da igreja Mundial do pode de Deus. Em abril de 2009, o bispo Roberto Damasio desligou-se da IMPD. E em 29 de maio de 2010, inaugurou a sua própia igreja, a Ireja Mundial Renovada.


É isso leitores. Mais um resumo para vocês.Esperamos que gostem

Não esqueçam de seguir nosso Twitter: @EAruanda

Nosso orkut também esta aberto para você: estreladearuanda@hotmail.com (Estrela de Aruanda)

Nossa editora chefe espera por você no MSN do blog, ela estará sempre a disposição para tirar duvidas e ouvir suas sugestoes e críticas. O e-mail é: estreladearuanda@hotmail.com

domingo, 14 de agosto de 2011

Resumo Religioso Brasileiro.

O censo demográfico realizado em 2000, pelo IBGE (e ja postado em nosso blog), apontou a seguinte composição religiosa no Brasil:
73,8% dos brasileiros declaram-se católicos.
15,4% dos brasileiros declaram-se evangélicos.
7,4% dos brasileiros declaram-se sem religião.
1,3% dos brasileiros declaram-se espiritas.
0,3% dos brasileiros declaram-se de religioes afro-brasileiras, como umbanda e candomblé.
1,8% dos brasileiros declaram-se de outras religioes como, testemunhas de Jeová, budistas, mormons, entre outros.
Em nossa postagem (Número de Seguidores de cada Religiao no Brasil) vocês encontram as porcentagens substituidas por números de seguidores.

Catolicismo
A principal religião do Brasil, desde o século XVI, tem sido o catolicismo romano. Ela foi introduzida por missionários que acompanharam os exploradores e colonizadores portugueses nas terras do país recém-descoberto. O Brasil é considerado o maior país do mundo em número de católicos nominais. Porém, sua hegemonia deve ser relativizada devido ao grande sincretismo religioso existente no país.
Atualmente, pesquisas mostram que o número de católicos parou de cair no Brasil, depois de mais de 130 anos de queda.

Protestantismo
O protestantismo é o segundo maior segmento religioso do Brasil, representado principalmente pelas igrejas evangélicas, com aproximadamente 26,1 milhões de fiéis.
O protestantismo caracteriza-se pela grande diversidade denominacional, livre interpretação da biblia, e nenhuma instituição, concílio ou convenção geral que agregue e represente os protestantes como um todo. Cada denominação religiosa protestante tem plena autonomia administrativa e eclesiática em relação as outras igrejas congêneres, porém todas fazem parte de um mesmo movimento religiosos interno ao cristianismo, que começou com a Reforma Protestante de Martinho Lutero em 1517. A maioria das denominações religiosas protestantes mantêm relações fraternais umas com as outras.

Adventismo
No Brasil são mais de 1.200.000 membros da IASD (Igreja Adventista do Sétimo Dia) em 2000 sob a coordenação de sete Uniões que administram as associações e missões. As instituições da IASD do Brasil e de sete países latino-americanos formam a Divisão Sul Americana, com sede em Brasília.
O adventismo chegou ao Brasil em 1884 através de publicações que chegaram pelo porto de Itajai com destino a cidade de Brusque, no interior de Santa Catarina.

Mormonismo
Chegou no Brasil em 1923, por meio de imigrantes alemães, porém o trabalho de proselitismo só se inciciou em 1927, com a chegada de uma dupla de missionários. Esses missionários não falavam muito bem o português, então as reuniões no início eram dirigidas em alemão. A Missa São Paulo Brasil, foi a primeira criada no país, atualmente sao 28. Hoje, existem mais de 1800 capelas mórmons em toda as Unidades da Federação Brasileira.

Testemunha de Jeová
No Brasil, as Testemunhas de Jeová vem crescendo consideravelmente. Estima-se que mais de 700.000 membros servem ativamente como publicadores e missionários neste país.
As reuniões das Testemunhas de Jeová já ultrapassam uma média de um milhão de pessoas presentes ao ano, sendo que 1.646.123 de pessoas, estiveram presentes em sua principal reunião anual de 2008, a comemoração da morte de Cristo. Os estados com maior número de Testemunhas de Jeová são: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul.

Espiritismo
O espiritismo é uma das religiões que mais tem crescido no Brasil (juntamente com a umbanda). Em 2000, o Brasil concentrava 2.3 milhões de espíritas. Em 2005, estimava-se a existência de 10 milhões de espíritas no mundo inteiro. Desse total, aproximadamente 3 milhões vivem no Brasil, fazendo dessa maior nação espírita do planeta. Estima-se, porém, que o número de simpatizantes do espiritismo no Brasil gire em torno de 20 milhões.

Não Religiosos
De acordo com o IBGE, por volta de 13 milhões de brasileiros consideram-se ateus, agnósticos ou se declaram acreditar em um Deus sem estarem filiados a alguma religião específica.

Candomblé
Com a vinda dos escravos para o Brasil, seus costumes deram origem a diversas religioes, tal como o candomblé, que tem milhões de seguidores, principalmente entre a população negra, descendente de africanos. Estão concentrados em maior número nos grandes centros urbanos do Norte, como Pará, no Nordeste, Salvador, Recife, Maranhão, Piauí e Alagoas, no Sudeste, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, e no Rio Grande do Sul.

Umbanda
A umbanda é considerada por muitos uma religião nascida no Brasil em 15 de novembro de 1908 no Rio de Janeiro. Embora existam relatos de outras datas e locais de manifestações desta religião antes e durante este período, seus adeptos aceitam esta data como o início histórico da mesma.

Islamismo
Existem inúmeras mesquitas espalhadas por todo Brasil, onde é possivel encontrar muçulmanos, geralmente as sextas-feiras, congraçados em torno da oração.

Judaismo
Apesar de ser uma religião miniotária no contexto brasileiro, o Judaismotem no Brasil uma das mais numerosas comunidades judaicas do mundo, ocupando o nono lugar. A imigração judaica para o Brasil começou logo apos à época do descobrimento.


Este foi um pequeno resumo sobre algumas religioes aqui do Brasil, com pesquisas do IBGE.
Pedimos desculpas se você nao encontrou sua religião nesta postagem.
Leiam e comente.
Equipe Blog Estrela de Aruanda- Editora Chefe: Fernanda Tavares

sábado, 13 de agosto de 2011

Agradecimentos.



Gostariamos de agradecer os mais de 1120 acessos em nossa pagina.
Agradecemos ao pessoal do twitter e do orkut.
Em especial agradecemos a colaboração de alguns amigos, que ajudaram em postangens.
Nosso blog completou um pouco mais de um ano, com esse grande numero de acessos, que esperamos que cresça cada dia mais e mais.
Nosso blog também com quase dois meses tem gente la se comunicando com a gente.
Esperamos que vocês tenham gostado do BLOG ESTRELA DE ARUANDA, que veio abordar um assunto que vemos sempre, mas que hoje em dia nao é praticado seriamente por muitas pessoas, que são as religioes.
Continuem lendo diariamente nosso blog, postamos quase que diariamente uma coisa nova para você leitor e amigo.

Equipe Blog Estrela de Aruanda- Editora Chefe: Fernanda.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Crenças Indígenas

Não é fácil definir a crença dos indígenas do Brasil, primeiro por que se trata de vários povos, com culturas diversas, segundo por que, devido à grande movimentação desses povos pelo vasto território brasileiro, os seus costumes e, portanto, também sua religião sofreram contínuas e profundas modificações através do tempo.

Os ritos são de tipo socioeconômico (ritos de caça, pesca, de guerra), notando-se a ausência de um culto específico a alguma figura divina, a não ser entre os Aruaque e Caraíba, talvéz por influencia de povos vizinhos, como os Chibcha, de cultura superior.

Resumindo, podemos dizer que os grupos indígenas, que povoaram o Brasil antes do advento dos portugueses, não chegaram a um conceito claro da divindade, menos ainda a cultuar publicamente um Deus único, mas certamente tenderam a um monoteísmo implícito na figura de um Ser Superior.
A menor ou maior manifestação desse monoteísmo primitivo está codificonada ao sistema de vida que os diversos grupos tiveram que adotar conforme o ambiente que viveram.

Para entender melhor sobre a cultura e religiao dos indígenas, é preciso procurar sobre as lendas de cada tribo, ou as principais tribos. Como por exemplo: Grupo Tupi-Guarani, Grupo Gê, Grupo Aruaque, Grupo Caraíba, entre outros. No Google, você acha facilmente as lendas e culturas de cada grupo ou tribo a cima entre outras, estudando essa parte de culturas e lendas ficará mais fácil entender sobre a religiao indigena.

Pessoal esse foi mais um resumo em nosso blog, desta vez falando da religiao indígena, que ainda nao tinhamos falado antes.
Esperamos que gostem e deixem seus comentários.
Equipe Blog Estrela de Aruanda

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Estrela do PENTAGRAMA

O Pentagrama foi criado por Pitágoras um filosofo que tinha como foco, estudar a natureza e seus ciclos de transmutações.

O pentagrama em si é a representação da essência da alma humana com as forças terrestres e universais, essa estrela representa a energia humana com a centelha da energia criadora numa ligação de microcosmo e macrocosmo.
O pentagrama é uma junção que se fundiu da energia terrestre com a energia humana. Muito usado para invocações das divindades, para proteção, exorcismo, banimentos e reservas de energias.
As reservas de energia acontece quando você possui uma afinidade espiritual com esse simbolo, que o torna parte de você, ou seja, impregnado com a energia sexual do ser humano (a energia sexual humana é a mais forte que somos capazes de realizar).

O circulo a sua volta representa o ciclo da vida, nascer, crescer, reproduzir e morrer, que isso nos lembra as fases da lua (lua nova, crescente, cheia, minguante). A lua nos revela o ciclo da vida, as transformações e mutações do ser vivo tanto seres humanos como animais.

A estrela representa um ser vivo, o éter é localizado na vértice superior da estrela por que o cérebro humano, contem informações de nossas vidas passadas armazenadas, poderes psiquicos, respostas universais, todas as buscas humanas, numa área onde não podemos entrar em estado consciente. A divina criação, esta localizada dentro e fora de nós. Em outras palavras, você não é capaz de encontrar a Divina Criação dentro de você fora também não encontrará.

Isso ai pessoal, esse foi um resumo da Estrela do Pentagram. Texto feita por uma grande amiga Miriã.
Esperamos que gostem e deixem seus comentários.
Equipe Blog Estrela de Aruanda

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Misticismo

Continuando a falar sobre esoterismo, o misticismo é uma area do esoterismo.
Misticismo é a busca da comunhão com a identidade, com, consciente ou conciência de uma derradeira realidade, divindade, verdade espiritual, ou Deus através da experiência direta ou intuitiva.

A palavra "místico" era empregada pela primeira vez no mundo ocidental, nos escritos atribuidos a Dionysius. Dionysius empregou a palavra pela primeira vez para expressar um tipo de "Teologia", mais do que uma experiência. Para ele e para muitos interpretes, desde então, o misticismo se baseava em uma teoria ou sistema religioso que concebe Deus como absolutamente transcedente, além da razão, do pensamento, do intelecto e de todos os processos mentais.

Uma definição de misticismo não poderia ser ao mesmo tempo significativa e de abrangência suficiente para incluir todos os tipos de experiências que tem sido escritas como "misticas".
Por definição natural, misticismo é a prática, estudo e aplicação das leis que unem o homem à Natureza e a Deus.
Desta forma, a mística se distingue da Religiao por referir-se à experiencia direta e pessoal, com divindade, com o transcedente, sem a nescessidade de intermediários, dogmas ou de uma Teologia.

Esse foi um pequeno resumo do que é misticismo, que esta ligado a esoterismo.
Esperamos que tenham gostado.
Equipe Blog Estrela de Aruanda.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Budismo

Budismo é uma religião e filosofia não-teísta, abrangendo uma variedade de tradições, crenças e práticas, baseadas nos ensinamentos atribuídos a Siddhartha Gautama, mais conhecido como Buda. Buda viveu e desenvolveu seus ensinamentos no nordeste do subcontinente indiano, entre os séculos VI e IV a.C.
Ele é reconhecido pelos adeptos como um mestre iluminado que compartilhou suas ideias para ajudar os seres sencientes a alcançar o fim do sofrimento, alcançando o Nirvana e escapando do que é visto como um ciclo de sofrimento do renascimento.

O Budismo pode ser divido em dois grandes ramos: Theravada (doutrina dos Anciões) e Mahayana (O grande veículo).

Várias fontes colocam o número de budistas no mundo entre 230 milhões e 500 milhões, tornando-o a quinta maior religiao do mundo.

Nirvana: 1) É a meta do budismo, 2) É o apagar do fogo das paixões e a extinção do ego, 3) É não nescessitar mais reencarnar, 4) É o que todo budista procura por toda vida (a paz eterna), 5) É o que faz do homem comum um Buda, 6) É a iluminação, 7) É a extrema paz.

Não há dados da quantidade de templos e seguidores budistas tem no Brasil. Mas se você procurar na internet algum templo budista na sua cidade, com certeza terá um.








Estátua de Buda !! (Lembrando que existem várias formas das imagens de Buda) Essa é uma das mais comum !!!


A filosofia budista é baseada em verdade (como qualque outra filosofia).
A filosofia budista também define cinco comportamentos morais a seguir: não maltratar os seres vivos, não roubarm, ter uma conduta sexual respeitosa, não mentir, não caluniar, evitar qualquer tipo de droga.
A vida no budismo é complicada, precisa aprender muitas coisas que as pessoas nao acostumadas nem imaginam que exista.


Esse foi um resumo do Budismo.
Esperamos que gostem !!!
Deixem seus comentários.
E aproveitamos para lembrar que já esta rolando uma nova enquete em nosso blog (lado direito) (a votação termina as 18:00 do dia 27/08)
Equipe Blog Estrela de Aruanda

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Sobre a Enquete

Nossa enquete foi encerrada hoje (06/08) as 18:00, com um resultado q a maioria de nossos leitores que não são umbandistas gostam da umbanda.
Tendo tambem outras pessoas gostando de outras religioes.
É importante gostar e se interessar não so por uma religiao, mas sim aprender e enteder todas. Pelos menos as aqui do Brasil!!!
E é pra isso que nosso blog existe.
Continuem lendo !!!
mandem suas sugestoes de enquetes !!!!


Equipe Blog Estrela de Aruanda

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Teosofia

A palavra Teosofia é de origem grega, significando literalmente "sabedoria divina" ou "conhecimento divino".
A Teosofia é um corpo de conhecimento que sintetiza filosofia, religião e ciência. Tanto hoje como antigamente, a Teosofia se constitui na sabedoria universal e eterna presente nas grandes religiões, filosofias nas principais ciências da humanidade, e pode ser encontrada na raiz ou origem, em maior ou menor grau, dos diversos sistemas de crenças ao longo da história.
A teosofia foi apresentada ao mundo moderno po Helena Blavatsky, no final do século XIX, e desde então vem sendo divulgada por teosofistas em diversos países.A teosofia proporciona uma grande ponte entre as diversas culturas e tradições religiosas.

A teosofia no Brasil foi principalmente difundida no Brasil, através do professor Henrique José de Souza, fundador em 1924 da Sociedade Espiritualista Dhâranâ, posteriormente denominada Sociedade Teosófica Brasileira em homenagem a Helena Blavatsky, e atualmente chamada de Sociedade Brasileira Eubiose (SBE).
No Brasil a teosofia ganhou novas frentes de estudos ao explorar o conhecimento e a história antiga dos povos nativos brasileiros. O professor Henrique, recolhendo símbolos e arquétipos antigos, formou, no início do século XX, as bases para a teosofia brasileira, que é a apresentação dos mesmos arquétipos através da cultura nativa e de civilização pré-colombianas.

Teosofia é: " o substrato e a base de todas as religiões e filosofias do mundo, ensinada e praticada por uns poucos eleitos, desde que o homem se converteu em pensador. Considerada do ponto de vista prático, é puramente ética divina". Helena Blavatsky.


Esse foi um resumo sobre Teosofia (estudo da ciencia filosofica religiosa).
Equipe Blog Estrela de Aruanda - Editora Chefe Fernanda.

Batismo e 1º Cumunhão na igreja católica.

Muitas vezes para aqueles que não são católicos, não se sabe direito para o que serve o batismo e a 1º comunhao; entao vamos a um resumo.
O Batismo.
O batismo é entendido como o sacramento que abre as portas da vida cristã ao batizado, incorporando-o à comunidade católica, ao grande Corpor Místico de Cristo, que é a igreja em si. Este ritual de iniciação cristã é feito normalmente com água sobre o batizando, através da imersão, efusão ou aspersão. O batismo significa imergir "na morte de Cristo e ressurgir com Ele como nova criatura".
O batismo perdoa o pecado original e todos os pecados pessoais e as penas devidas ao pecado. Possibilita aos batizados a participaçao na vida trinitária de Deus mediante a graça santificante e a incorporação em Cristo e na igreja.
uma vez batizado, o cristão é para sempre um filho de Deus e um membro inalienável da igreja e também pertence para sempre a Cristo.
Na igreja católica, o batismo é dado tanto às crianças como aos convertidos adultos que não tenham sido antes batizados validamente.

Primeira Comunhão.
A primeira comunhão é uma celebração, uma cerimónia religiosa da igreja católica, onde a crianças recebe pela primeira vez o Corpo e o Sangue de Cristo, sob a forma de pão e vinho; a hóstia é o elemento principal da cerimónia pois representa Cristo. A primeira comunhão também é conhecida como a primeira eucaristia, e para receber a primeira comunhão é nescessário que a criança aprenda o fundamento da igreja católica. Através da catequista, no catecismo (cursinho preparatório para crianças) a criança aprenderá os 10 mandamentos, os 7 sacramentos da igreja, e também conhecerá a vida de Jesus. É uma cerimónia importante para a criança, tanto quanto o é o batizado.

Isso ai. Um resumo para entendermos um pouco mais sobre o que são essas cerimónias da igreja catolica.
Esperamos que tenham gostado e aprendido mais sobre o catolicismo.
Equipe Blog Estrela de Aruanda

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Candomblé

Candomblé é uma religião panteísta onde se cultuam os orixás. Sendo de origem totêmica e familiar, é uma das religiões afro-brasileiras praticadas principalmente no Brasil, pelo chamado povo de santo.

Cada nação africana tem como base o culto a um único orixá. A junção dos cultos é um fênomeno brasileiro em decorrência da importação de escravos onde. agrupados nas senzalas nomeavam um zelador de santo também conhecido como babalorixá (no caso de homens) e yalorixá ( no caso de mulher).

A religião tem por base a alma da natureza, sendo portanto chamada de anímica, foi desenvolvida no Brasil com o conhecimento dos sacerdotes africanos que foram escravizados e trazidos da África para o Brasil, juntamente com seus Orixás/Inquices/Voduns, sua cultura, e seu idioma, entre 1549 e 1888.

O candomblé nao deve ser confundido com umbanda, macumba e/ou Omoloko, outras religiões afro-brasileiras com similar origem; e com religiões afro-americanas similares em outros paises do Novo Mundo, como o Vodou haitiano, a Santeria cubana, e o Obeah, em Trinidade e Tobago, os Shangos, o Ourisha, de origem yorubá, os quais foram desenvolvidos independentemente do candomblé e são virtualmente desconhecidos no Brasil.

Os templos de candomblé são chamados de casas, roças ou terreiros.
Um dos temas mais polêmicos envolvendo o candomblé: foi e é a luta contra o racismo e discriminação religiosa.


Esse foi mais um resumo do Candomblé em nosso blog.
Pedimos desculpas aos leitores pertencentes do candomblé pela falta de atualização.
Equipe Blog Estrela de Aruanda.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Muçulmanos

Ser muçulmano, significa ser servo de Deus. Acreditar que Deus é único e ésta só, que mais ninguem se lhe equipara. Seguir os mandamentos de Deus, que estão expressos desde a Tora, ate a biblia e foram definitivamente reiterados e aperfeiçoados no Sagrado Alcorão.

Contrariamente a muitos pensamentos, ser muçulmano não significa ser árabe.
Hoje em dia existe bilião de Muçulmanos no mundo e apenas 200 milhões desses são árabes. Assim, os árabes apenas representam 20% da população mundial.

A religião muçulmana tem crescido nos últimos anos (atualmente é a segunda maior no mundo, sem dados da sua posição no Brasil).

A Sharia define as práticas de vida dos muçulmanos, com relação comportamento, atitudes e alimentação. De acordo com a Sharia, todo muçulmano deve seguir cinco principio:
-Aceitar Deus como o único e Maomé como seu profeta;
-Dar esmola de no mínimo 2,5% de seus rendimentos para os nescessitados;
-Realização diária de orações;
-Fazer a peregrinação à cidade de Meca pelo menos uma vez na vida, desde que para isso possua recursos.
-Jejuar o mês de Romadã com objetivo de desenvolver a paciência e a reflexão.

Os seguidores da religião muçulmana se dividem em dois grupos principais: sunitas e xiitas. Aproximadamente 85% dos muçulmanos do mundo fazem parte do grupo saunita. De acordo com os saunitas, a autoridade espiritual pertence a toda comunidade. Os xiitas tambem possuem sua própia interpretação Sharia.

Para os muçulmanos, existem 3 lugares sagrados: a cidade de Meca, a cidade de Medina e a cidade de Jerusálem.


Bom este foi um pouco dos muçulmanos esperamos q gostem.
Bons estudos.
Equipe Blog Estrela de Aruanda.