Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de novembro de 2011

A liga

O programa A liga transmitido pela rede Bandeirantes de televisão, apresentou no dia 22/11/2011 um tema falando sobre os cultos, tanto cristão, como daimista, como candomblista, mas que pode servir para todas as religiões.
*Nosso servidor do blog não está autorizando a publicação de vidéos em nossa página, pedimos desculpas pelo problema, que em breve sera solucionado, então disponibilizaremos os links direito do Youtube (canal de vídeo do Google)*

http://www.youtube.com/watch?v=JwVRWGifahs    (Parte 1 *Thaíde visita a igreja Jesus Cristo Homem, Sophia acompanha um grupo de Romeiros, Visita a Embu dia da Padroeira do Brasil*).

http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=416416960013046515 (Parte 2 * Débora visita um padre rico, Thaíde continua visitando a igreja Jesus Cristo Homem e Sophia continua sua caminhada com a romaria*)

http://www.youtube.com/watch?v=TPpBt_1vh28 (Parte 3 *Thaíde continua na Igreja Jesus Cristo Homem, Sophia continua acompanhando o pessoal da romaria ate Aparecida, Visita a basílica velha de Aparecida e Débora continua sua conversa com o Padre rico*).

http://www.youtube.com/watch?v=1NMllyxmuiE (Parte 4 *Sophia continua sua caminhada ate Aparecida, Sophia agora acompanha o ritual do Santo Daime e Débora conhece a propiedade do Padre Rico*)

http://www.youtube.com/watch?v=U6_a-dks9_U (Parte 5 * Thaíde mostra o culto da Igreja Jesus Cristo Homem e Sophia toma o Daime e expriementa as sensações*)

http://www.youtube.com/watch?v=0s0UefNSMdk (Parte 6 * Thaíde mostra o lado do culto na Igreja Jesus Cristo Homem, Débora vai a um Candomblé mostrar os ritus, Sophia continua mostrando o lado do Daime e Débora vai até a Av Paulista fazer sua entrega do Candomblé e enfrenta o preconeito*)

http://www.youtube.com/watch?v=9wxUH3DuM1U (Parte 7 * Débora continua na Av.Paulista e fala com as pessoas que passam pelo local, Thaíde conversa com o pessoal da Igreja Jesus Cristo Homem, Débora continua sua conversa com o Padre Rico e Sophia volta ao "normal" depois do Daime, Finalização do Programa*)

Esperamos que assistam e gostem, analisem e comentem, assistam pelo menos a parte que lhe interessam.
Equipe Blog Estrela de Aruanda- Editora Chefe: Fernanda Tavares.

Santo Daime

O Santo Daime é uma manifestação religiosa surgida em plena região amazônica nas primeiras décadas do século XX (vinte). Consiste em uma doutrina espiritualista que tem como base o uso sacramental de uma bebida enteógena, a ayahuasca, com fim de catalisar processos interiores e espirituais sempre com o objetivo de cura e bem estar do indivíduo.
Segundo a seus adeptos, a doutrina do Santo Daime é uma missão espiritual cristã, que encaminha seus praticantes ao perdão e a regeneração do seu ser. Isso acontece por que o daimista, ao participar dos cultos e ingerir o Santo Daime inicia um processo de auto conhecimento.
Nos rituais sempre há uma forte presença musical. São sempre cantados hinos religiosos e são usadas maracas, além de violas , flautas, bongôs e atabaques (podendo ser utilizado outros instrumentos).
Surgiu no Acre, tendo como fundador o lavrador e descendente de escravos Raimundo Irineu Serra, que passou a ser chamados por todos da doutrina e por todos que o conheciam como Mestre Irineu.
Em janeiro de 2010 o governo brasileiro formalizou legalmente o uso religioso do chá ayahuasca, vetando o comércio e propaganda do mesmo, que só pode ser utilizado com fins religiosos e não lucrativos, com a criação de um cadastro facultativo para as entidades que o utilizam.
Atualmente estão espalhados pelo Brasil diversos centros, a maioria (97,3%) seguindo fielmente a vertente originada na Amazônia por Mestre Irineu, estima-se que hoje sejam cerca de 15.000 adeptos em constante crescimento, e contam com uma organização solidária e sem fins lucrativos.

Mais uma religião criada aqui no Brasil que agora apresentamos aqui no Blog Estrela de Aruanda pra vocês, não deixem de comentar.
Equipe Blog Estrela de Aruanda

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Música Religiosa.

Música religiosa, ou música litúrgica é a música executada ou composta para fins religiosos. É oposta à música profana ou secular, e varia sua forma  e seu propósito de acordo com a religião.
Curiosidades sobre as musicas religiosas:

Música Cristã- não há registros da música cristã dos primóridos, à exceção de alguns poucos fragmentos do Novo Testamento que provavelmente eram hinos. Sendo judeu, Jesus Cristo e seus discípulos provavelmente cantavam salmos. Durante a Idade Média, surgiu o conceito da música sacra, para distingui-la da música do povo, e este é provavelmente o núcleo principal da tradição musical cristã. As vertentes pentecostais, no entanto, têm usado a chamada música gospel em seus cultos, que tendem a misturar a música popular com hinos de louvores a Deus. A versão católica deste novo movimento é a música católica popular.

Música judaica- A música mais antiga das sinagogas foi baseada no mesmo sistema musical do templo de Jerusalém. Um dos registros mais notáveis da música judaica, eram os salmos de Davi.
A música dos sefaraditas surgiu na Espanha medieval, com os cancioneros na corte real, e sofreram diversas influências externas de música popular. O texto geralmente era escrito em latino ou hebraico.

Música Umbanda- A música só foi introduzina na umbanda, bom tempo depois de seu surgimento. As músicas são ligadas as entidades e a seus "movimentos". Ainda hoje, não existem atabaques nem cantigos na 1º tenda umbandistica do Brasil. Não há influências da música popular, mas há influência da música dos negros.

Ainda existem várias outras religioes que utilizam da música em suas "reuniões", de religião para religião varia sua influência, para que são utilizadas e outros fatores.

Esperamos que tenham gostado, não deixem de comentar.
Equipe Blog Estrela de ARuanda

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Finados (Dia dos Mortos)

Após passado 10 dias resolvemos falar um pouco sobre finados (o dia dos mortos).
O dia 02 de novembro, mais conhecido como finados, tem sua relevância, pois foi criado em homenagem aos mortos.
A morte é o cessar da vida, seja ela humana, vegetal ou animal, que pode acontecer por diversos motivos.
O dia dos mortos é um dia de respeito, dedicado para que as famílias celebrem a vida eterna de seus entes falecidos, tendo esperança de que tenham sido recebidos pelo reino de Deus.
As missas em memória às pessoas falecidas, tiveram suas origens no século IV (século 4), mas foi no século seguinte que a igreja passou a consagrar um dia para essa celebração.
A escolha da data se deu em virtude do dia de todos os santos (1º de novembro), pois os religiosos acreditavam que todas as pessoas, ao morrerem, entram em estado de graça, mesmo não sendo canonizados.
A cultura de decidir um dia para homenagear os mortos, varia muito de localização ou religião, mas segue os principios do catolicismo, pois a partir do século XI (século 6), os Papas Silvestre II, João XVII e Leão IX passaram a exigir tal celebração.
Existem alguns símbolos que são muito utilizados no dia dos mortos para homenagea-los. Os crisântemos representam o sol e a chuva, a vida e a morte e por serem flores muito resistentes são muito utilizadas em velórios. As velas significam a luz do falecido, as coisas boas que eles deixaram para seus parentes vivos.
*Curiosidade: Muitas vezes, no dia de finados, o tempo fica nublado ou chuvoso. As crenças populares dizem que isso acontece porque as lágrimas das pessoas são derramadas do céu.* (Ainda existem muitas outras curiosidades, mas que não são tão interessantes, para serem acrescentadas aqui).
Esperamos que tenham gostado, não deixem de comentar, sua opinião é muito importante para nós.
Equipe Blog Estrela de Aruanda- Editora Chefe: Fernanda Tavares.