Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Mensagem de Ano Novo

Mais um ano acabando, e o outro começará em breve. Tomara que este novo ano seja de realizações para todos.
Mas ainda temos o restinho de 2011 para pensar, em nossas atitudes e repensa-las. Mudar para melhor e ajudar ao próximo, tentar não cometer os mesmos erros ou erros mais graves. Tente conquistar seus sonhos e desprese aquilo que nao merece sua atenção.
Final de ano é lembrar, pensar, refletir, renascer.
Não esqueça de fazer suas obrigações, como rezar, tomar banhos de ervas, velas, ou apenas aproveite a passagem.
O blog Estrela de Aruanda espera que 2011 tenha sido maravilhoso para todos e que 2012 seja melhor ainda, pois estaremos aqui com vocês.
2012 um ano melhor para todos nós, pois o mundo esta piorando.

*Atividades retornaram dia 02/01/2012.* (já com mensagem positiva para 2012)
Ótimo final de ano e até 2012 !!!
FELIZ ANO NOVO.

ABRAÇOS, EQUIPE BLOG ESTRELA DE ARUANDA.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal para você

Desde já nossa equipe deseja a todos, um ótimo natal, que os seus sonhos sejam realizados mais do que os presentes que desejam, para alguns papai noel não existe, mas com certeza nessa data tem algéum muito especial olhando por nós.
O blog Estrela de Aruanda ganhou um presente, ter vocês como leitores. Mas o presente maior é de vocês, que a cada postagem aprendeu um pouco mais de algumas coisas, que as vezes passam sem a nossa percepção.







Vocês ainda podem falar conosco via Twitter, @EAruanda, via Facebook e Orkut: Estrela de Aruanda
e via E-mail: estreladearuanda.com

Até breve amigos,

Abraços, dos editores do BLOG ESTRELA DE ARUANDA

sábado, 10 de dezembro de 2011

Balanço Geral da postagem !!!

Resultado de nossa enquete, a pergunta foi a seguinte:
Qual principal valor de estar com a família ?

(Houve 13 votos)*Lembrando que as pessoas poderiam ter escolhidos mais de uma opção.*

7 União (53%)
11 Amor (84%)
5 Segurança (38%)
5 Paz (38%)
3 Outros (23%)

Já está disponivel a próxima e ultima enquete de 2011, não deixem de votar.
Você também ja pode mandar sua sugestão para as enquetes de 2012, via @EAruanda no Twitter ou estreladearuanda@hotmail.com

Natal (festa religiosa e cultural)

Na segunda parte desta postagem vamos falar um pouco dos simbolos e tradições do natal.

Árvore de Natal: Entre as várias versões sobre a procedência da árvore de natal, a maioria delas indica a Alemanha como país de origem. A principal versão diz que o padre Martinho Lutero (autor da reforma Protestante) um dia estava pelas matas olhando por cima de altos pinheiros, vendo a iluminação da Lua nos galhos, então ele levou a pequena árvore para casa, onde chamou os filhos e a esposa para enfeitar os galhos com velas ascesas, posteriormente ele acrescentou folhas de papel. Afastando-se todos ficaram pasmos ao ver que aquela árvore "tinha ganhado vida". Nascia assim a árvore de natal, que queriam mostrar as crianças como deveria ser o céu na noite de nascimento de Cristo.

Músicas Natalinas: As canções natalinas são símbolos do natal e as letras retratam as tradições das comemorações, o nascimento de Jesus, a paz, a fraternidade, o amor, os valores cristões. Os Estados Unidos têm antiga tradição de celebrar o natal com músicas típicas. No Brasil, esta tradição, além das familiares, só se tornou comercial popular nos anos 90, com o Cd 25 de dezembro lançado pela cantora Simone. As canções natalinas tradicionais, no Brasil, estão sendo paulatinamente esquecidas, com algumas exceções como "noite feliz", por falta de interesse popular.

Presépio: As esculturas e quadros que enfeitavam as igrejas para ensinarem os fiéis, além das representações teatrais semilitúrgicas que aconteciam durante a missa de natal, serviram de inspiração para a criação dos presépios. A tradição católica diz que o presépio foi criado em 1223, quando São Francisco de Assis quis celebrar o natal de um modo mais realista possivel e, com a permissão do Papa, montou um presépio de palha, com uma imagem do Menino Jesus, da Virgem Maria e de José, juntamente com um boi e com vários outros animais vivos. Nesse cenário foi celebrada a Missa de Natal.
A sucesso desta representação foi tanta, que ele logo se espalhou por toda Itália. Logo se introduzio nas casas nobres na Europa, e daí descensdo até as classes mais baixas.

Decorações Natalinas: Uma outra tradição do natal é a decoração de casas, prédios, elementos estáticos, como postes, pontes e árvores, estabelecimentos comerciais, prédios públicos e cidades com elementos que representam o Natal, como, por exemplo, as luzes de natal e guirlandas. Em alguns lugares, é comum ter competições para descobrir qual casa ou estabelecimento, teve a decoração mais bonita, com direito a prêmio.

Amigo Secreto ou Oculto: No Brasil é muito comum a prática entre amigos, funcionários de empresas,  amigos e colegas de escolas e na família, da brincadeira do amigo oculto (secreto). Essa brincadeira consiste em que cada participante retire um nome de outro participante, e presenteá-lo no dia ou na véspera. É comum dar dicar, como qualidades ou características físicas da pessoa, até que descubram de quem se está falando, algumas pessoas falam completamente ao contrário da pessoa sorteada, para que a brincadeira fique mais emocionante. Acredita-se que a brincadeira tenha vindo dos povos nórdicos.Porém é também uma brincadeira de costumes e tradições dos povos pagões. A brincadeira popularizou-se no ano de 1929.

Essa foi a segunda parte dessa nossa postagem, mostrando o lado cultural do natal, pois o nosso blog trata de religiões e as religiões fazem parte da cultura.

Esperamos que tenham gostado e esperamos seu comentário !!!

Equipe Blog Estrela de Aruanda

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Natal (festa religiosa)

Antes de começarmos a falar de nosso assunto, gostariamos de falar que está postagem será dividida em duas partes. Ambas postadas em horários e dias diferentes.

O Natal ou Dia de Natal é um feriado comemorado anualmente em 25 de dezembro, originalmente destinado a celebrar o nascimento do Deus Sol  no solstício de inverno, e adaptado pela Igreja Católica no terceiro século d.C, para permitir a conversão dos povos pagãos sob domínio do Império Romano, passando a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré. O Natal é o centro dos feriados de final de ano e e da temporada de férias, sendo, no Cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal dura doze meses.

Embora tradicionalmente seja um feriado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos não-cristões, sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares.

Costumes populares modernos típicos do feriado incluem a troca de cartões, a Ceia de Natal, músicas natalinas, festa de igrejas, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes, como: arvóres de natal, pisca-piscas, guirlandas, visco, presépio e ilex. Além disso o Papai Noel é uma figura mitologica popular em muitos paises, associada aos presentes com as crianças.

Como a troca de presentes e muitos outros aspectos da festa de Natal envolvem um aumento da atividade econômica entre cristãos e não-cristões, a festa se tornou um acontecimento significativo e um período chave de vendas para os varejistas e para as empresas. O impacto econômico do Natal é um fator que tem crescido de forma constante ao longo dos últimos séculos e em muitas regiões do país.

A palavra natal do português já foi nãtalis no latim, derivado do verbo nãscor que tem sentido de nascer. Como o adjetivo, significa também o local onde aconteceu o nascimento de alguém ou alguma coisa. Como festa religiosa, o Natal, comemorado no dia 25 de dezembro desde o Século IV pela Igreja ocidental e desde o Século V pela Igreja oriental, celebra o nascimento de Jesus e assim é o seu significado nas linguás neolatinas. Muitos historiadores indentidicam  a primeira celebração em Roma, no ano 336 d.C.

*Bom primeira parte finalizada, amanhã disponibilizaremos a segunda parte dessa postagem, que seria o lado cultural do Natal (pois o blog estrela de aruanda tem a obrigação de ensinar sobre religiões e como as religiões fazem parte da cultura, falaremos um pouco dos costumes do natal) aguardem que vocês vão gostar*

Equipe Blog Estrela de Aruanda

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Orixás regentes de 2012

Antes de começarmos a falar sobre este assunto, gostariamos de informar que está é a nossa postagem de número 100, e com 5250 visualizações em nossa página, a felicidade dos editores é imensa enquanto escrevem este trecho. Esperamos que para 2012 os números aumentem ainda mais.


Oxalá
 
E por falar em 2012, os orixás regentes serão Oxalá, seguido de Oxum e de Xangô, na numerologia um ano 5 o que faz muito sentido pois é o ano do Papa no tarot.
Além disso o ano promete turbulências nas instituições, com a regência de Xangô, acertos de conta, possíveis escândalos e falências mas tudo para entrar nos trilhos, mas tudo para entrar num caminho justo e limpo.

Oxum
Oxum favorece ao comando das mulheres, assim como a fertilidade, e ajuda aquelas que desejam um filho, e Oxalá vem trazendo paz e a promessa de novos tempos, uma grande limpeza na Terra e novos caminhos e seres surgindo um mundo novo sem dúvida o começo de uma nova era, de mais paz e consciência de percepção de valores humanos e do cuidado do amor a humanidade. Cores: Branco, Marrom e Amarelo (cada cor representado seu Orixá, Oxalá, Xangô e Oxum respectivamente).

Xangô
Fonte do Texto: Blog do Pai Geraldo de Oxossi.
Esperamos ter ajudado e tomara que gostem.
@EAruanda no twitter, esperamos por vocês.
Equipe Blog Estrela de Aruanda


segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Banho de Ervas.

Já abordamos este assunto anteriormente em nosso blog, mas vamos aproveitar esta época do ano, finalzinho de 2011, para falar novamente.
Chegando o final de mais um ano, é o final de mais um ciclo, e começando um novo ano, um novo ciclo. É sempre bom se renovar neste novo ciclo e para isso temos o banho de ervas.
Em muitos terreiros, que utilizam dos banhos de ervas, nesta época do ano, as entidades, passam os determinados banho, variando de terreiro para terreiro.
Mas para você que não tem condições de ir até um terreiro, ou não frequentador da religião mas que acredita na "mágia" dos banhos, nós vamos disponibilizar mais uma lista de ervas, que para o final de ano você pode escolher aquelas que você acha apropiada para você e fazer seu própio banho.
Lembrando, que para banhos já pronto, você deve acrescentar água e esquentar (podendo ser até água quente do própio choveiro), ervas secas devem ser colocada em água fervendo e abafar. Para ervas naturais sem resecamento, primeiramente devem ser colhidas de preferência na hora de se fazer o banho, retirar seu sumo e colocar em água fervendo, podendo ou não, por opção da pessoa, colocar as folhas juntamente.
Sempre lembrando que o banho deve ser coado e as ervas colocadas em um jardim.
Vamos a nossa lista:
*Sal grosso pode ser utilizado para limpeza, mas deve-se tomar banho de ervas logo após, pois o sal grosso tem propiedades que tiram energias, tanto negativa como positivas.*
Arnica- Afasta a negatividade.
Abre Caminho- novas forças.
Açucar- aceitação
Alecrim- clareza mental.
Arruda- proteção.
Anis Estrelado- Aumenta a Auto-Estima
Alfazema- mudança;
Comigo ninguém pode- defesa.
Canela- limpeza, força e prosperidade.
Erva doce- Boas energias.
Espada de São Jorge- proteção
Folha de louro- prosperidade.
Guiné- força e proteção.
Hortelã- aceitação.
Manjericão- equilibrio, renova as células do organismo.
Rosas branca- limpeza
Rosas vermelhas- energia

Ainda existem muitas mais ervas, aqui disponibilizamos algumas, vocês ainda podem olhar em nossa outra postagem sobre banho de ervas e retirar as ervas de nosso blog para fazer seu banho de final de ano.
Esperamos ter ajudado e esperamos que gostem da sugestão.
Equipe Blog Estrela de Aruanda- Editora Chefe: Fernanda Tavares.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Livro “A Cabana”

Nosso blog tem a obrigação de além de passar ensinamentos dar sugestões.



 
Nossa dica é para que vocês leiam o livro A Cabana, que foi o primeiro lugar na lista dos mais vendidos do The New York Times.
O livro conta a história de Mack, que tem um encontro especial com três "figuras", uma história, que como diz o autor, deve ser lida como uma oração.
Além disso podemos ajudar para que o livro se torne um filme. Para facilitar o entendimento da história.
Com certeza ele mudará a sua vida.
Nosso blog indica e além disso pedimos a sua colaboração para nós dizer o que achou do livro, deixem seu comentário, quem já leu e para aqueles que não leram esperamos que leiam e comentem em breve.
* A Cabana de William P. Young da editora Arqueiro* (encontrado nas melhores livrarias do Brasil e nos sites de vendas).

Dica pelo Editor Paulo do Blog Estrela de Aruanda, concordância Editora Chefe: Fernanda Tavares

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Orações 2

Vamoa continuar falando ou melhor dizendo mostrando algumas orações aqui para vocês.

Oração de Proteção:
Que Deus Pai, todo poderoso, Senhor do Universo, nos ilumine,
nos guarde e nos proteja.
Que os santos, pilares de eterna luz,
derramem sobre nós suas bençãos.
Que os anjos zelem por nós,
em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém.

E com as datas festivas chegando, vamos as orações dessas datas.

Oração de Natal:
Senhor, Nesta Noite Santa,
depositamos diante de Tua manjedoura
todos os sonhos, todas as lágrimas e
esperanças contidos em nossos corações.
Pedimos por aqueles que choram
sem ter quem lhes enxugue uma lágrima.
Por aqueles que gemem
sem ter quem escute seu clamor.
Suplicamos por aqueles que Te buscam
sem saber ao certo onde Te encontrar.
Para tantos que gritam paz,
quando nada mais podem gritar.
Abençoa, Jesus-Menino,
cada pessoa do Planeta Terra,
colocando em seu coração um pouco
da luz eterna que vieste acender
na noite escura de nossa fé.
Fique conosco senhor.
Assim seja.

Oração de Ano Novo:
Senhor Deus, dono do tempo e da eternidade,
teu é o hoje e o amanhã, o passado e o futuro.
Ao iniciar mais um ano, paro minha vida diante
de teu calendário, que ainda não comecei,
e te apresento estes dias,
que somente tu sabes se chegarei a vivê-los.
Hoje, te peço para mim e para todos
os meus parentes e amigos, a paz e a alegria,
a fortaleza e a prudência, a lucidez e a sabedoria.
Quero viver cada dia com otimismo e bondade,
levando por toda parte
um coração cheio de compreensão e paz.
Que meu espírito seja repleto somente de bençãos,
para que as derrame por onde eu passar.
Enche-me de bondade e alegria, para que
todas as pessoas que eu encontrar no meu caminho
possam descobrir em mim um poquinho de ti.
Dá-me um ano feliz e ensina-me a repartir felicidade.
Amém.

E ainda neste link: http://www.portalangels.com/oracoes/oracoes-diversas/oracao-do-perdao.html você encontra a oração do perdão, uma oração muito importante mas que poucas pessoas à fazem.

Esperamos que gostem, e adquiram o abto de rezer sempre, não esqueça de fazer essas novas orações no dia de natal e na véspera do novo ano.
Equipe Blog Estrela de Aruanda