Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Batina (Roupa Religiosa)

batina ou sotaina é uma veste eclesiástica, própria de diáconos, presbíteros, bispos e seminaristas. Tradicionalmente, possui 33 botões de alto a baixo, representando a idade de Cristo, e cinco botões em cada punho, representando as cinco chagas de Cristo. Pode ser usada com uma faixa à cintura, cuja cor varia segundo o grau na hierarquia católica.




Sua cor mais comum é o preto, usado por seminaristas, diáconos e presbíteros, com um colarinho branco. O preto representa a morte para o mundo, e o branco, a pureza. Bispos usam batina preta ou violácea, com filetes vermelhos e faixa violácea. Já os cardeais usam batina preta ou vermelha, com filetes e faixa vermelhos. O Papa veste batina inteiramente branca. Em regiões de clima quente, é permitido que se use batinas de cores mais claras, como cinza, creme ou branco.



O uso da batina por clérigos católicos tem início com a preservação da parte destes das vestes talares dos antigos romanos. A cor preta padronizou-se a partir do seu uso pela Companhia de Jesus. Desde o Concílio Vaticano II, é permitido ao clérigo católico que faça uso do fato, mas a batina continua sendo sua veste eclesiástica própria, e a Igreja recomenda que na medida do possível não seja dispensada.



Equipe Blog Estrela de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário