Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Música Religiosa.

Música religiosa, ou música litúrgica é a música executada ou composta para fins religiosos. É oposta à música profana ou secular, e varia sua forma  e seu propósito de acordo com a religião.
Curiosidades sobre as musicas religiosas:

Música Cristã- não há registros da música cristã dos primóridos, à exceção de alguns poucos fragmentos do Novo Testamento que provavelmente eram hinos. Sendo judeu, Jesus Cristo e seus discípulos provavelmente cantavam salmos. Durante a Idade Média, surgiu o conceito da música sacra, para distingui-la da música do povo, e este é provavelmente o núcleo principal da tradição musical cristã. As vertentes pentecostais, no entanto, têm usado a chamada música gospel em seus cultos, que tendem a misturar a música popular com hinos de louvores a Deus. A versão católica deste novo movimento é a música católica popular.

Música judaica- A música mais antiga das sinagogas foi baseada no mesmo sistema musical do templo de Jerusalém. Um dos registros mais notáveis da música judaica, eram os salmos de Davi.
A música dos sefaraditas surgiu na Espanha medieval, com os cancioneros na corte real, e sofreram diversas influências externas de música popular. O texto geralmente era escrito em latino ou hebraico.

Música Umbanda- A música só foi introduzina na umbanda, bom tempo depois de seu surgimento. As músicas são ligadas as entidades e a seus "movimentos". Ainda hoje, não existem atabaques nem cantigos na 1º tenda umbandistica do Brasil. Não há influências da música popular, mas há influência da música dos negros.

Ainda existem várias outras religioes que utilizam da música em suas "reuniões", de religião para religião varia sua influência, para que são utilizadas e outros fatores.

Esperamos que tenham gostado, não deixem de comentar.
Equipe Blog Estrela de ARuanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário