Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Santo Daime

O Santo Daime é uma manifestação religiosa surgida em plena região amazônica nas primeiras décadas do século XX (vinte). Consiste em uma doutrina espiritualista que tem como base o uso sacramental de uma bebida enteógena, a ayahuasca, com fim de catalisar processos interiores e espirituais sempre com o objetivo de cura e bem estar do indivíduo.
Segundo a seus adeptos, a doutrina do Santo Daime é uma missão espiritual cristã, que encaminha seus praticantes ao perdão e a regeneração do seu ser. Isso acontece por que o daimista, ao participar dos cultos e ingerir o Santo Daime inicia um processo de auto conhecimento.
Nos rituais sempre há uma forte presença musical. São sempre cantados hinos religiosos e são usadas maracas, além de violas , flautas, bongôs e atabaques (podendo ser utilizado outros instrumentos).
Surgiu no Acre, tendo como fundador o lavrador e descendente de escravos Raimundo Irineu Serra, que passou a ser chamados por todos da doutrina e por todos que o conheciam como Mestre Irineu.
Em janeiro de 2010 o governo brasileiro formalizou legalmente o uso religioso do chá ayahuasca, vetando o comércio e propaganda do mesmo, que só pode ser utilizado com fins religiosos e não lucrativos, com a criação de um cadastro facultativo para as entidades que o utilizam.
Atualmente estão espalhados pelo Brasil diversos centros, a maioria (97,3%) seguindo fielmente a vertente originada na Amazônia por Mestre Irineu, estima-se que hoje sejam cerca de 15.000 adeptos em constante crescimento, e contam com uma organização solidária e sem fins lucrativos.

Mais uma religião criada aqui no Brasil que agora apresentamos aqui no Blog Estrela de Aruanda pra vocês, não deixem de comentar.
Equipe Blog Estrela de Aruanda

Um comentário: