Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Satanismo

O satanismo é uma crença centrada em torno das forças da natureza, em particular da natureza humana. A primeira definição encontra-se no chamado Satanismo tradicional ou Teísta. Ao contrário, o denominado Satanismo LaVey foca sua atenção no avanço epicurista do indíviduo, em vez de focar na submissão a uma divindade ou a um conjunto de códigos morais. Contudo, existem outras formas de satanismo na sociedade contemporânea, diferentemente da formulação de LaVey.
O termo Satan originou-se do judaísmo e se expandiu entre cristãos e seguidores do islamismo, chegando desse modo a disseminar-se entre diferentes culturas. Em hebraico o termo quer dizer adversário, opositor, se opondo, ir contra.
O termo satanismo foi utilizado pelas religioes abraâmicas para designar práticas religiosas que consideravam estar em oposição direta do Deus abraamico (Deus de Abraão).
Devido ao fato do satanismo original ser uma doutrina filosófica que pregava a liberdade individual do ser humano, dentre outras idéias, contrariava fortemente os dogmas e princípios morais da Igreja Católica. Esta, desde então, passou a perseguir os adeptos de tal doutrina e a acusá-los de heresias como adoração ao demônio e prática de orgia sexuais. O argumento utilizado pela igreja para consolidar o seu posto teve uma eficiência quase completa. Ainda assim, alguns grupos satanistas conseguiram preservar suas práticas.
É importante destacar que existem diversas vertentes do Satanismo. As duas principais sao as vertentes filosóficas, que se limita a cumprir a doutrina de acordo com certos valores puramente filosóficos, e a vertente religiosa, que teve o seu surgimento alguns anos depois que a igreja acusou os satanistas originais de adoração ao diabo, dentre várias outras.

Mais um resumo, para que vocês entendam mais sobre algumas religioes pregadas nesse imenso Brasil. Não esqueçam de seguir nosso blog sempre (pelo menos semanalmente), sempre tem uma novidade.
Não esqueçam de seguir nosso Twitter: @EAruanda
Mandem e-mails, com suas sugestoes de postagens, enquetes, criticas e tudo o que quiser dizer. estreladearuanda@hotmail.com
Equipe Blog Estrela de Aruanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário