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sábado, 1 de outubro de 2011

Pemba

A lei de pemba, grafia sagrada dos Orixás, é muito ampla e apresenta a nescessidade de exposição pessoal e, por sua vez, poderia ser até desastroso pessoas sem "ordens e direitos" manipula-las.
Apenas para sua referência, esta grafiao são cliches (Yantras), os quais são utilizados pelas entidades e médiuns magistas (com a presença ou nao de espíritos), para acionarem/projetarem no plano astral a movimentação das forças sutis com um determinado fim.
Se for aplicado de forma incorreta, poderá produzir resultados diferentes daqueles esperados.
A pemba, de origem Africana, é um instrumento ritualístico de alto significado. É normalmente utilizada para riscar pontos pelas entidades e pelo médiun, visando estabelecer contato vibratório com as esferas espirituais.
A pemba praticamente é usada em quase todos os rituais de Umbanda e Candomblé.
Por carregar o axé, a pemba é saudada como um divino instrumento, dedicando-se ate pontos cantados e reverências específicas.
O fundamento místico de sua utilização está relacionado a pedra.
Seu uso estabelece relação entre o universo espiritual ou etérico.
A pedra encerra os quatro elementos naturais e suas manifestações.
Assume aspecto neutro e, devido a isso, significa Lei e Justiça.
Imutável mediante a terra e o ar, a pedra é sensivel a água, mudando seu tom quando molhada, deixando ser lavada pela correnteza do rio.
A pemba, através do seu elemento igneo, fogo, manipula as energias psíquicas do ser humano; pela água que lava, limpando o espiritual da áurea; pelo ar que transporta para o campo de origem; pela terra, que através de seus filros, retorna suas funções equilibrantes.
Pela pureza, a pemba é um dos poucos elementos que pode tocar a cabeça do médiun, sendo utilizada para lavagens de cabeça, banhos de descarrego, etc.
Confecciona-se a pemba com uma substância chamada "caulim" (argila pura de cor branca), importada da África.
Com o tempo, o "caulim" foi substituido, pela dificuldade da importação, pelo "calcário" e a "tabatinga".
É misturado ao caulim, pois resultante da torra e trituração de algumas sementes como Alibê, Noz-moscada, Dandá da costa, Ataré, Aridan, Obi e Orogbô.
Existem pembas de diversas cores (adição de cores), mas a branca é a mais utilizada.
É de suma importância o cuidado em escolher como usar a pemba !!!
Não é apenas um giz !!!
A pemba é sagrada, serve também para descarregos do corpo e do terreiro, para cruzar os quatro cantos, etc...
Como na umbanda, nao é permitida a pratica de curas, com navalhas e bisturis, a pemba faz a cruxa dos chacras, simbolizando o corte de abertura dos mesmos para receber o amassi.
A pemba tem várias formas e finalidades ou modelos para serem confeccionados.
No culto de nação derivante Keto é utilizada também com a mesma finalidade dos umbandistas.
A sua confecção é um processo demorado e difícil.
Nos dias atuaisela é similar ao GIS, o mesmo utilizado em lousas de escolas.
Em relação aos ditos "traços" realizados pelas entidades ou médiuns de fato, há alem de um grande significado, uma abertura "atemporal" para emanação das energias.
Porém há traços que indicam a desarmonia do médiun, em geral sao riscos sem sentido.
O nosso coração e a aproximidade de uma entidade de fato poderá trazer e decifrar o seu significado.
Alguns desses traços são parecidos com o do alfabeto adâmico, sânscrito ou do vanagário.

Equipe Blog Estrela de Aruanda

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