Total de visualizações de página

sábado, 10 de dezembro de 2011

Natal (festa religiosa e cultural)

Na segunda parte desta postagem vamos falar um pouco dos simbolos e tradições do natal.

Árvore de Natal: Entre as várias versões sobre a procedência da árvore de natal, a maioria delas indica a Alemanha como país de origem. A principal versão diz que o padre Martinho Lutero (autor da reforma Protestante) um dia estava pelas matas olhando por cima de altos pinheiros, vendo a iluminação da Lua nos galhos, então ele levou a pequena árvore para casa, onde chamou os filhos e a esposa para enfeitar os galhos com velas ascesas, posteriormente ele acrescentou folhas de papel. Afastando-se todos ficaram pasmos ao ver que aquela árvore "tinha ganhado vida". Nascia assim a árvore de natal, que queriam mostrar as crianças como deveria ser o céu na noite de nascimento de Cristo.

Músicas Natalinas: As canções natalinas são símbolos do natal e as letras retratam as tradições das comemorações, o nascimento de Jesus, a paz, a fraternidade, o amor, os valores cristões. Os Estados Unidos têm antiga tradição de celebrar o natal com músicas típicas. No Brasil, esta tradição, além das familiares, só se tornou comercial popular nos anos 90, com o Cd 25 de dezembro lançado pela cantora Simone. As canções natalinas tradicionais, no Brasil, estão sendo paulatinamente esquecidas, com algumas exceções como "noite feliz", por falta de interesse popular.

Presépio: As esculturas e quadros que enfeitavam as igrejas para ensinarem os fiéis, além das representações teatrais semilitúrgicas que aconteciam durante a missa de natal, serviram de inspiração para a criação dos presépios. A tradição católica diz que o presépio foi criado em 1223, quando São Francisco de Assis quis celebrar o natal de um modo mais realista possivel e, com a permissão do Papa, montou um presépio de palha, com uma imagem do Menino Jesus, da Virgem Maria e de José, juntamente com um boi e com vários outros animais vivos. Nesse cenário foi celebrada a Missa de Natal.
A sucesso desta representação foi tanta, que ele logo se espalhou por toda Itália. Logo se introduzio nas casas nobres na Europa, e daí descensdo até as classes mais baixas.

Decorações Natalinas: Uma outra tradição do natal é a decoração de casas, prédios, elementos estáticos, como postes, pontes e árvores, estabelecimentos comerciais, prédios públicos e cidades com elementos que representam o Natal, como, por exemplo, as luzes de natal e guirlandas. Em alguns lugares, é comum ter competições para descobrir qual casa ou estabelecimento, teve a decoração mais bonita, com direito a prêmio.

Amigo Secreto ou Oculto: No Brasil é muito comum a prática entre amigos, funcionários de empresas,  amigos e colegas de escolas e na família, da brincadeira do amigo oculto (secreto). Essa brincadeira consiste em que cada participante retire um nome de outro participante, e presenteá-lo no dia ou na véspera. É comum dar dicar, como qualidades ou características físicas da pessoa, até que descubram de quem se está falando, algumas pessoas falam completamente ao contrário da pessoa sorteada, para que a brincadeira fique mais emocionante. Acredita-se que a brincadeira tenha vindo dos povos nórdicos.Porém é também uma brincadeira de costumes e tradições dos povos pagões. A brincadeira popularizou-se no ano de 1929.

Essa foi a segunda parte dessa nossa postagem, mostrando o lado cultural do natal, pois o nosso blog trata de religiões e as religiões fazem parte da cultura.

Esperamos que tenham gostado e esperamos seu comentário !!!

Equipe Blog Estrela de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário