Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Natal (festa religiosa)

Antes de começarmos a falar de nosso assunto, gostariamos de falar que está postagem será dividida em duas partes. Ambas postadas em horários e dias diferentes.

O Natal ou Dia de Natal é um feriado comemorado anualmente em 25 de dezembro, originalmente destinado a celebrar o nascimento do Deus Sol  no solstício de inverno, e adaptado pela Igreja Católica no terceiro século d.C, para permitir a conversão dos povos pagãos sob domínio do Império Romano, passando a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré. O Natal é o centro dos feriados de final de ano e e da temporada de férias, sendo, no Cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal dura doze meses.

Embora tradicionalmente seja um feriado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos não-cristões, sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares.

Costumes populares modernos típicos do feriado incluem a troca de cartões, a Ceia de Natal, músicas natalinas, festa de igrejas, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes, como: arvóres de natal, pisca-piscas, guirlandas, visco, presépio e ilex. Além disso o Papai Noel é uma figura mitologica popular em muitos paises, associada aos presentes com as crianças.

Como a troca de presentes e muitos outros aspectos da festa de Natal envolvem um aumento da atividade econômica entre cristãos e não-cristões, a festa se tornou um acontecimento significativo e um período chave de vendas para os varejistas e para as empresas. O impacto econômico do Natal é um fator que tem crescido de forma constante ao longo dos últimos séculos e em muitas regiões do país.

A palavra natal do português já foi nãtalis no latim, derivado do verbo nãscor que tem sentido de nascer. Como o adjetivo, significa também o local onde aconteceu o nascimento de alguém ou alguma coisa. Como festa religiosa, o Natal, comemorado no dia 25 de dezembro desde o Século IV pela Igreja ocidental e desde o Século V pela Igreja oriental, celebra o nascimento de Jesus e assim é o seu significado nas linguás neolatinas. Muitos historiadores indentidicam  a primeira celebração em Roma, no ano 336 d.C.

*Bom primeira parte finalizada, amanhã disponibilizaremos a segunda parte dessa postagem, que seria o lado cultural do Natal (pois o blog estrela de aruanda tem a obrigação de ensinar sobre religiões e como as religiões fazem parte da cultura, falaremos um pouco dos costumes do natal) aguardem que vocês vão gostar*

Equipe Blog Estrela de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário