Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ser ogan na Umbanda

Bom hoje vou postar para vocês um resumo da vida de uma grande amiga, ela é ogan.
" Ser um ogan não é facil, assim como nada na vida, entao conseguimos tudo com muita dedicação, amor e força de vontade.
Mas hoje estou aqui para compartilhar um pouco de minha experiência com vocês.
Sou Juliete, tenho 20 anos, sou da umbanda desde quando estava na barriga de minha mãe.
Sempre amei minha religiao, mais demorei muito para aceitar minha função como ogan, sempre tive medo por tanta responsabilidade. Não pegava para tocar, se nao tivesse alguem coroado no atabaque.Até que minha mãe espiritual (mãe de santo) começou a precisar de mim nos trabalhos.
E fui confiando somente em Deus e nos Orixas, a quem servimos. E foi graças a eles que com o tempo, a cada trabalho, cada dia de gira, eu tive um novo aprendizado. Por que a cada trabalho temos algo de novo para aprender.
Ser ogan nao é so bater atabaque, e sim toca-lo, é você sentir a força do orixa no toque e nas cantigas, é você ver a vibração dos mediuns a cada ponto cantado, é ver a assistencia vibrar juntamente com os mediuns, é você ter uma ligação direta com os dirigentes da casa.É eles pensarem no ponto e você puxa-lo.
É isso espero ter passado minha experiencia como pretendia passar a vocês."

Texto propio dessa grande amiga minha Juliete.

Concluo com isso que o tocar do atabaque é uma coisa muito dificil com muita fé, tem sempre que estar atento a tudo, muitas vezes sem mesmo poder errar.

Uma curiosidade é que os ogans e os atabaque de um terreiro servem com, segurança, proteção da gira.

3 comentários:

  1. gostei muito estou começando agora mas ainda sou novo na minha do tem eu sei q tenho q mete a cara mas em quem vou me espelha se nen canta eu sei pra mim e muito difícil estou pensando até em sair

    ResponderExcluir
  2. oque precisa para ser ogan deve ser iniciado

    ResponderExcluir
  3. Ainda dizem que mulher não pode ser ogan.

    ResponderExcluir