Candomblé é uma religião panteísta onde se cultuam os orixás. Sendo de origem totêmica e familiar, é uma das religiões afro-brasileiras praticadas principalmente no Brasil, pelo chamado povo de santo.
Cada nação africana tem como base o culto a um único orixá. A junção dos cultos é um fênomeno brasileiro em decorrência da importação de escravos onde. agrupados nas senzalas nomeavam um zelador de santo também conhecido como babalorixá (no caso de homens) e yalorixá ( no caso de mulher).
A religião tem por base a alma da natureza, sendo portanto chamada de anímica, foi desenvolvida no Brasil com o conhecimento dos sacerdotes africanos que foram escravizados e trazidos da África para o Brasil, juntamente com seus Orixás/Inquices/Voduns, sua cultura, e seu idioma, entre 1549 e 1888.
O candomblé nao deve ser confundido com umbanda, macumba e/ou Omoloko, outras religiões afro-brasileiras com similar origem; e com religiões afro-americanas similares em outros paises do Novo Mundo, como o Vodou haitiano, a Santeria cubana, e o Obeah, em Trinidade e Tobago, os Shangos, o Ourisha, de origem yorubá, os quais foram desenvolvidos independentemente do candomblé e são virtualmente desconhecidos no Brasil.
Os templos de candomblé são chamados de casas, roças ou terreiros.
Um dos temas mais polêmicos envolvendo o candomblé: foi e é a luta contra o racismo e discriminação religiosa.
Esse foi mais um resumo do Candomblé em nosso blog.
Pedimos desculpas aos leitores pertencentes do candomblé pela falta de atualização.
Equipe Blog Estrela de Aruanda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário