Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Xamanismo

O xamanismo é um termo genericamente usado em referência a práticas etnomédicas, mágicas, religiosas e filosoficas, envolvendo cura, transe, supostas metarmofoses e contato direto entre corpos e espíritos de outros xamãs, de seres míticos, de animais, dos mortos, etc.
O sarcedote do xamanismo é chamado de xamã, que geralmente entram em transe durantes os rituais xamanicos, manifestando poderes incomuns, invocando espíritos, plantas, etc.., através de objetos rituais, do própio corpo ou do corpo de assistentes e pacientes. A comunicaçao com estes aspectos sutis da vida pode se processar através de estados alterados de consiência. Estados esses alcançados através de batidas de tambor, danças e até ervas enteógenas. O xamã é tido como um profundo conhecedor da natureza humana, tanto na parte física quanto psíquica.
No Brasil rural e urbano, apesar de tradição multi-étnica dos ameríndios, observa-se a presença dessas práticas médicas-religiosas em comunhão com rituais católicos e espiritualistas de origem africana. Esse xamanismo é conhecido em algumas regiões como pajelança cabocla, culto aos encantados, toré, catimbó, candomblé de caboclo, em rituais de umbanda, culto a jurema sagrada.
Atualmente no Brasil existem várias vertentes de neo-xamanismo ou xamanismo urbano, entre estas linhas diversos grupos se reúnem para estudar e trocar conhecimentos sobre o tema.
O xamanismo não se refere apenas à espiritualidade indígena (ou geral). É certo que os indígenas foram os grandes responsáveis por manterem acessas as chamas da medicina da Terra mas as práticas se originaram no homem primitivo, no paleolítico.

Esperamos que gostem. Não deixem de comentar, sua opinião é muito importante para nós
Sigam: @EAruanda (Esperamos você la no twitter)
Equipe Blog Estrela de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário