Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Crenças Indígenas

Não é fácil definir a crença dos indígenas do Brasil, primeiro por que se trata de vários povos, com culturas diversas, segundo por que, devido à grande movimentação desses povos pelo vasto território brasileiro, os seus costumes e, portanto, também sua religião sofreram contínuas e profundas modificações através do tempo.

Os ritos são de tipo socioeconômico (ritos de caça, pesca, de guerra), notando-se a ausência de um culto específico a alguma figura divina, a não ser entre os Aruaque e Caraíba, talvéz por influencia de povos vizinhos, como os Chibcha, de cultura superior.

Resumindo, podemos dizer que os grupos indígenas, que povoaram o Brasil antes do advento dos portugueses, não chegaram a um conceito claro da divindade, menos ainda a cultuar publicamente um Deus único, mas certamente tenderam a um monoteísmo implícito na figura de um Ser Superior.
A menor ou maior manifestação desse monoteísmo primitivo está codificonada ao sistema de vida que os diversos grupos tiveram que adotar conforme o ambiente que viveram.

Para entender melhor sobre a cultura e religiao dos indígenas, é preciso procurar sobre as lendas de cada tribo, ou as principais tribos. Como por exemplo: Grupo Tupi-Guarani, Grupo Gê, Grupo Aruaque, Grupo Caraíba, entre outros. No Google, você acha facilmente as lendas e culturas de cada grupo ou tribo a cima entre outras, estudando essa parte de culturas e lendas ficará mais fácil entender sobre a religiao indigena.

Pessoal esse foi mais um resumo em nosso blog, desta vez falando da religiao indígena, que ainda nao tinhamos falado antes.
Esperamos que gostem e deixem seus comentários.
Equipe Blog Estrela de Aruanda

2 comentários:

  1. Copio do http://abaara.blogspot.com.br/2010/09/as-crencas-dos-indigenas-do-brasil_08.html
    vcs achao q eu sou burro

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir