Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Teosofia

A palavra Teosofia é de origem grega, significando literalmente "sabedoria divina" ou "conhecimento divino".
A Teosofia é um corpo de conhecimento que sintetiza filosofia, religião e ciência. Tanto hoje como antigamente, a Teosofia se constitui na sabedoria universal e eterna presente nas grandes religiões, filosofias nas principais ciências da humanidade, e pode ser encontrada na raiz ou origem, em maior ou menor grau, dos diversos sistemas de crenças ao longo da história.
A teosofia foi apresentada ao mundo moderno po Helena Blavatsky, no final do século XIX, e desde então vem sendo divulgada por teosofistas em diversos países.A teosofia proporciona uma grande ponte entre as diversas culturas e tradições religiosas.

A teosofia no Brasil foi principalmente difundida no Brasil, através do professor Henrique José de Souza, fundador em 1924 da Sociedade Espiritualista Dhâranâ, posteriormente denominada Sociedade Teosófica Brasileira em homenagem a Helena Blavatsky, e atualmente chamada de Sociedade Brasileira Eubiose (SBE).
No Brasil a teosofia ganhou novas frentes de estudos ao explorar o conhecimento e a história antiga dos povos nativos brasileiros. O professor Henrique, recolhendo símbolos e arquétipos antigos, formou, no início do século XX, as bases para a teosofia brasileira, que é a apresentação dos mesmos arquétipos através da cultura nativa e de civilização pré-colombianas.

Teosofia é: " o substrato e a base de todas as religiões e filosofias do mundo, ensinada e praticada por uns poucos eleitos, desde que o homem se converteu em pensador. Considerada do ponto de vista prático, é puramente ética divina". Helena Blavatsky.


Esse foi um resumo sobre Teosofia (estudo da ciencia filosofica religiosa).
Equipe Blog Estrela de Aruanda - Editora Chefe Fernanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário