Total de visualizações de página

domingo, 14 de agosto de 2011

Resumo Religioso Brasileiro.

O censo demográfico realizado em 2000, pelo IBGE (e ja postado em nosso blog), apontou a seguinte composição religiosa no Brasil:
73,8% dos brasileiros declaram-se católicos.
15,4% dos brasileiros declaram-se evangélicos.
7,4% dos brasileiros declaram-se sem religião.
1,3% dos brasileiros declaram-se espiritas.
0,3% dos brasileiros declaram-se de religioes afro-brasileiras, como umbanda e candomblé.
1,8% dos brasileiros declaram-se de outras religioes como, testemunhas de Jeová, budistas, mormons, entre outros.
Em nossa postagem (Número de Seguidores de cada Religiao no Brasil) vocês encontram as porcentagens substituidas por números de seguidores.

Catolicismo
A principal religião do Brasil, desde o século XVI, tem sido o catolicismo romano. Ela foi introduzida por missionários que acompanharam os exploradores e colonizadores portugueses nas terras do país recém-descoberto. O Brasil é considerado o maior país do mundo em número de católicos nominais. Porém, sua hegemonia deve ser relativizada devido ao grande sincretismo religioso existente no país.
Atualmente, pesquisas mostram que o número de católicos parou de cair no Brasil, depois de mais de 130 anos de queda.

Protestantismo
O protestantismo é o segundo maior segmento religioso do Brasil, representado principalmente pelas igrejas evangélicas, com aproximadamente 26,1 milhões de fiéis.
O protestantismo caracteriza-se pela grande diversidade denominacional, livre interpretação da biblia, e nenhuma instituição, concílio ou convenção geral que agregue e represente os protestantes como um todo. Cada denominação religiosa protestante tem plena autonomia administrativa e eclesiática em relação as outras igrejas congêneres, porém todas fazem parte de um mesmo movimento religiosos interno ao cristianismo, que começou com a Reforma Protestante de Martinho Lutero em 1517. A maioria das denominações religiosas protestantes mantêm relações fraternais umas com as outras.

Adventismo
No Brasil são mais de 1.200.000 membros da IASD (Igreja Adventista do Sétimo Dia) em 2000 sob a coordenação de sete Uniões que administram as associações e missões. As instituições da IASD do Brasil e de sete países latino-americanos formam a Divisão Sul Americana, com sede em Brasília.
O adventismo chegou ao Brasil em 1884 através de publicações que chegaram pelo porto de Itajai com destino a cidade de Brusque, no interior de Santa Catarina.

Mormonismo
Chegou no Brasil em 1923, por meio de imigrantes alemães, porém o trabalho de proselitismo só se inciciou em 1927, com a chegada de uma dupla de missionários. Esses missionários não falavam muito bem o português, então as reuniões no início eram dirigidas em alemão. A Missa São Paulo Brasil, foi a primeira criada no país, atualmente sao 28. Hoje, existem mais de 1800 capelas mórmons em toda as Unidades da Federação Brasileira.

Testemunha de Jeová
No Brasil, as Testemunhas de Jeová vem crescendo consideravelmente. Estima-se que mais de 700.000 membros servem ativamente como publicadores e missionários neste país.
As reuniões das Testemunhas de Jeová já ultrapassam uma média de um milhão de pessoas presentes ao ano, sendo que 1.646.123 de pessoas, estiveram presentes em sua principal reunião anual de 2008, a comemoração da morte de Cristo. Os estados com maior número de Testemunhas de Jeová são: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul.

Espiritismo
O espiritismo é uma das religiões que mais tem crescido no Brasil (juntamente com a umbanda). Em 2000, o Brasil concentrava 2.3 milhões de espíritas. Em 2005, estimava-se a existência de 10 milhões de espíritas no mundo inteiro. Desse total, aproximadamente 3 milhões vivem no Brasil, fazendo dessa maior nação espírita do planeta. Estima-se, porém, que o número de simpatizantes do espiritismo no Brasil gire em torno de 20 milhões.

Não Religiosos
De acordo com o IBGE, por volta de 13 milhões de brasileiros consideram-se ateus, agnósticos ou se declaram acreditar em um Deus sem estarem filiados a alguma religião específica.

Candomblé
Com a vinda dos escravos para o Brasil, seus costumes deram origem a diversas religioes, tal como o candomblé, que tem milhões de seguidores, principalmente entre a população negra, descendente de africanos. Estão concentrados em maior número nos grandes centros urbanos do Norte, como Pará, no Nordeste, Salvador, Recife, Maranhão, Piauí e Alagoas, no Sudeste, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, e no Rio Grande do Sul.

Umbanda
A umbanda é considerada por muitos uma religião nascida no Brasil em 15 de novembro de 1908 no Rio de Janeiro. Embora existam relatos de outras datas e locais de manifestações desta religião antes e durante este período, seus adeptos aceitam esta data como o início histórico da mesma.

Islamismo
Existem inúmeras mesquitas espalhadas por todo Brasil, onde é possivel encontrar muçulmanos, geralmente as sextas-feiras, congraçados em torno da oração.

Judaismo
Apesar de ser uma religião miniotária no contexto brasileiro, o Judaismotem no Brasil uma das mais numerosas comunidades judaicas do mundo, ocupando o nono lugar. A imigração judaica para o Brasil começou logo apos à época do descobrimento.


Este foi um pequeno resumo sobre algumas religioes aqui do Brasil, com pesquisas do IBGE.
Pedimos desculpas se você nao encontrou sua religião nesta postagem.
Leiam e comente.
Equipe Blog Estrela de Aruanda- Editora Chefe: Fernanda Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário