Total de visualizações de página

domingo, 31 de julho de 2011

Entrevista

Bom seguindo nosso projeto de entrevistas.
O entrevistado de hoje é umbandista. Chamado Anderson.
O nome do terreiro onde ele frequenta é: Chacara meia lua do seu sete coroa.
(Lembrando que as perguntas sao feitas de branco e as respostas em vermelho)

P: Quando você começou na umbanda ?
R: Estou na umbanda desde 1998.

P:No que a umbanda acredita e quais sao as doutrinas ?
R:A umbanda é uma religião, ou seja, é composta de elementos Divinos (Orixás e Guias); Doutrinários (linhas de atuação, reencarnação, lei do carma, atuação e direcionamento dos médiuns, assistenciados e guias...) Príncipio (amor, caridade, respeito ao próximo, fé...); Rituais (abertura e encerramento de sessões, pontos cantados, feituras,...); Místicos (a forma de atuação dos Orixas e Guias); Humanos (seus mediuns, Babás, Babalorixas , sacerdotes...).

P: Explique um pouco sobre os orixas na umbanda.
R: A palavra Orixa quer dizer "Coroa Iluminada", "Espírito de Luz". O principio mais evoluido existente em nosso sistema, manifestado atraves das forças da natureza. Vejam alguns exemplos:
Oxossi- Orixa da saude, prosperidade, força, energia (ligada a saude), farmacopéia (farmácia), nutrição e é o caçador do Axe (força). Representado pelos caboclos e caboclas.
Ogum- orixa da energia (ligada a atitude), perseverança, vencedor de demanda, persistência, tenacidade, renascimento ( no sentido de capacidade de se reerguer).
Xângo- orixa da justiça e do conhecimento (em geral), equílivrio das forças, ligadas a questões de Justiça.
Iansã- orixa dos ventos, raios e tempestades.Responsavel pelas tranformações, ligadas a coisas materiais fluidez de raciocínio e verbal.
Iemanja- orixa dos mares, das aguas salgadas. Responsavel pelos bens materiais, grande provedora e mãe, e grande absorvedora de energias negativas.
Oxum- orixa do amor, da harmonia e da concórdia.Equilibrio emocional. Senhora das aguas doces, rios e cachoeiras.

P: Fale um pouco sobre as guias (fios de contas) na umbanda
R: As guias na Umbanda são fios de contas circulares que, de acordo com o Orixá, as contas poderão ser de sementes, pedras semi-preciosas, cascalho, miçangas industrializadas, etc. Elas adornam o pescoço do mediun numa variedade de cores. Estas recebem e absorvem as energias nescessárias utilizadas pelos guias espirituais de Lei. Ou seja são como um escudo para o mediun.

P: Na sua opinião, qual a importancia da umbanda para o Brasil ?
R: Umbanda é coisa séria, para pessoas sérias. Umbanda sendo a única religiao criada no Brasil, não pode ser dividida. A nossa religiao deve ser tratada com carinho,amor, seriedade e estudo, sobretudo com renovação de carater dos que a professam para que a mesma possa espalhar a grandeza de sua doutrina.

P: Fale uma frase que voce gosta ou houve geralmente nas giras
R: Quem semeia vento colhe tempestade, ou, não é com uma machadada só que se corta uma arvóre.

P: Para terminar, deixe uma frase para nossos leitores.
R: Com fé se vai longe e como ja dizem por ai se a volta do mundo é grande o poder de Deus é maior um abraço fraternal a todos que fiquem com Deus.


Esperamos que tenham gostado.
Deixem seus comentários sobre a entrevista.
Se quiserem ser entrevistados pelo nosso blog ou saber mais sobre nosso entrevistado Anderson é so entrar em contato com nossa equipe estreladearuanda@hotmail.com
Voce tambem pode mandar sugestoes de perguntas

Um comentário: