Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Espiritismo/ Doutrina Espirita.

"Nascer, morrer, renascer ainda, tal é a lei ." (Frase colocada no dolmen de Kardec).
ORIGEM DO TERMO: O termo 'spiritism', no ingles, nasceu como uma variante pejorativa para se referir ao Moderno Espiritualismo - movimento oficialmente iniciado com as irmãs Fox em 1848.Entretanto o termo foi cunhado na França em 1857, quando da publicação da obra O livro dos Espiritos, para se referir ao corpo doutrinario sistematizado que ela demarcava como marco inaugural, como Spiritismé, e foi com este sentido que o termo se consagrou- sobre tudo na propia Europa e no EUA, entre os propios espiritualistas modernos . A grande diferença era que o Espiritismo coordenava informações em um corpo doutrinario, enquanto os demais neoespiritualistas eram mais individualistas; Alem disso, boa parte dos neoespiritualistas anglo-americanos nao aceitavam a reencarnação, postulado basilar na doutrina sistematizada da França.
Sendo assim, entendemos o Espiritismo como sendo a doutrina codificada por Hyppolitée León Denizard Rivail ( com o pseudônimo de Allan Kardec), que veio ao conhecimento do mundo a partir de 18 de abril de 1857, com a publicação da referida obra. É o Espiritismo, portanto, o produto mais importante do Moderno Espiritualismo Françes.
ASPECTOS: Embora haja enormes discordancias entre pessoas que se dizem espiritas a respeito, pode-se considerar que a doutrina apresenta um tríplice aspecto: o cientifico (numa conceituação de ciência com total independência conceitual em relação a Academia Científica), embasada nas relações com os espiritos e na aplicação do metodo expreimental ; o filisofico, por meio do qual o Espiritismo fundamenta suas elucidações em relação as questoes existenciais e nos mais diversos ramos das indagações humanas; e o moral/ religioso calcado nos preceitos morais do Evangelho de Jesus, e no reconhecimento da existencia de um criador e na lei da adoração.
CONCEITO: O Espiritismo é, portanto, a doutrina codificada por Allan Kardec, mediante a coordenação de informações atraves de uma criterologia rigorosa (somente se aprofundando no estudo da doutrina e de sua historia se pode apreender essas informações na plenitude) que envolvia o controle universal do ensino do Espiritos (o famoso CUEE), estruturada em seus aspectos cientifico-filosofico-moral, que versa sobre a natureza dos espiritos e suas relações com o mundo corporal.
CODIFICADOR: Rivali era um pedagogo frances, emerito polimata, que se dedicou a pesquisar o magnetismo animal por varios anos.Nascisdo 1804em Lyon , adotou o pseudônimo Allan Kardec quando se dedicou à codificação do espiritismo e faleceu em 31 de março de 1869.
SÍMBOLOS, PARAMENTOS, RITUAIS LITURGICOS: Ao contrario da maioria das religioes, o espiritismo nao adota rituais liturgicos, paramentos ou linguagem simbolica. Existe apenas um simbolo na Codificação Espírita, que é a cepa de vinha, representando o progresso do Espírito e a obra do Criador, colocado nos Prolegemenos de O Livro dos Espiritos.
PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS: Existencia de Deus, imortalidade da alma, reencarnação, comunicabilidade dos espiritos e pluralidade dos mundos habitados.
PRECE: Isenta de formulas especificas, a prece é valorizada pelos espiritas como ato de adoração, podendo ser usada para enaltecer/louvar a Divindade , para pedir e/ou agradecer.
PERISPÍRITO: Para os espiritas, é o corpo espiritual, o envoltorio fluidico do espirito, mediante o qual se pode explicar a maioria dos fenomenos ditos mediunicos.
MILAGRES/SOBRENATURAL: Os espiritas negam a existencia de milagres e de fatos sobrenaturais, pois tudo que ocorre esta dentro da lei natural e divina, ainda que nao a podemos compreender.
DESTINO DO SER HUMANO: Para os espiritas, a morte nao é o fim. Reencarnamos diversas vezes, ate atingirmos a pureza espiritual, fim que sera alcançada por todos os espiritos.
DEUS:Inteligencia suprema, causa primaria de todas as coisas.
FUIDOS: Forma de materia quintessenciada. Ao lado do perispirito, essenciais nas explicações que o espiritismo da aos fenomenos.
OUTRAS RELIGIOES: Sao vistas pelos espiritas como alternativas validas, caminho valorosos para aqueles que a elas votam. Uma das maximas espiritas é ' fora da caridade nao ha salvação'


Texto escrito por um grande e novo amigo. Lucas, obrigado por esse texto e grande explica;ao. Esse texto foi para compensar o fraco texto anterior sobre os espiritas.
Equipe Blog Estrela de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário