Total de visualizações de página

domingo, 4 de setembro de 2011

Defumação na Umbanda

Em muitas religiões, como umbanda e catolicismo e outras, se utiliza da defumação. A maioria acredita que o ato de defumar é afastar as negatividades do local. Mas além disso, existem coisas ocultas neste ato.


Hoje falaremos da defumação voltada para a umbanda (em breve falaremos da defumação voltada a igreja católica).


A defumação é essencial para qualquer trabalho num terreiro de umbanda. É também uma das coisas que mais chama atenção de quem vai pela primeira vez em uma gira. Geralmente a defumação na umbanda é sempre acompanhada de pontos (musicas) cantados específicos para defumação.


Ao queimarmos as ervas, liberamos em alguns minutos de defumação todo o pode energético aglutinado em meses ou anos absorvido do solo da Terra, da energia dos raios de sol, da lua, do ar, além dos própios elementos constituitivos das ervas. Deste modo, projeta-se uma força capaz de desagregar miasmas astrais que dominam a maioria dos ambientes humanos, produto de baixa qualidade, pensamentos e desejos, como raiva, vingança, inveja, orgulho, mágoa, etc...


Existem dois tipos de defumação: a defumação de descarrego e a defumação lustral. (para melhores informações sobre essas, faça uma pesquisa mais a fundo sobre elas na internet).


Existe uma resina chamada incenso e os "incensos" em varetas.


O Incenso é uma resina gomosa que brota de gotas de árvores Boswellia Carteri, arbusto que cresce espontaneamente na Ásia e na África. Durante o tempo de calor e seca são feitas incisões sobre o tronco e ramos, dos quais brota continuamente a resina, que se solidifica lentamente com o ar. A primeira exudação para nada serve e é, pois, eliminada; a segunda é considerada como material deteriorável; a terceira, pois, é a que produz o incenso bom e verdadeiro, do qual são selecionados três variedades, uma de comr âmbar, uma clara e outra branca.


Turíbulos: São recipientes de metal ou barro usados para queimar o incenso. Na umbanda, usam-se nas giras ou sessões públicas. Para queimar as ervas, normalmente se usa o carvão vegetal. Lembrando que o carvão deve estar sempre em brasas nunca em chamas.


Segue um exemplo de turíbulo:








Esperamos que tenham gostado, nao deixem de comentar.


Sigam nosso Twitter: @EAruanda.


Creditos ao blog: Umbanda On-Line


Equipe Blog Estrela de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário