Total de visualizações de página

domingo, 4 de setembro de 2011

Dia de Cosme e Damião

Como alguns sabem, neste mês a igreja católica e algumas outras religiões comemoram o dia de Cosme e Damião.
E este é o motivo de nossa postagem, mostrar para, os nao seguidores do catolicismo ou das outras religiões que comemoram este dia, ou até dar um conhecimento a mais sobre este dia, que se comemora festas também.
São Cosme e São e Damião, os santos gêmeos, morreram em cerca de 300 anos d.C. Sua festa é comemorada em 27 de setembro. Somente a igreja Católica comemora dia 26 de setembro pois, segundo o calendário católico, o dia 27 de setembro é dia de São Vicente de Paula.
Há relatos que atestam serem originários da Arábia, de uma família nobre de cristãos, do séculoIII. Seus verdadeiros nomes são Acta e Passio.
Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma exata de como morreram. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos a Roma.
Foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV, na Basílica no Forúm de Roma com iniciais SS- Cosme e Damião.
Relação com as religiões afro-brasileiras.
O dia de São Cosme e Damião é celebrado também pelo Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá, e pelos terreiros de umbanda, onde são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianãs que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião "o popular".
(na umbanda as cores utilizadas para cosme e damiao, e os ibejis, sao: Rosa e Azul)
Oração a Cosme e Damião:
Amados São Cosme e São Damião,
Em nome do Todo-Poderoso
Eu busco em vós a bênção e o amor.
Com a capacidade de renovar e regenerar ,
Com o poder de aniquilar qualquer efeito negativo,
De causas decorrentes
Do passado e presente,
Imploro pela perfeita reparação
Do meu corpo e
Dos meus filhos
(Dizer nome dos filhos)
E da minha família.
Agora e sempre,
Desejando que a luz dos santos gêmeos,
Esteja em meu coração !
Vitalize meu lar,
A Cada dia,
Trazendo-me paz, saúde e tranquilidade.
Amados Cosme e Damião,
Eu prometo que,
Alcançando a graça,
Não os esquecerei jamais!
Assim seja,
Salve Cosme e Damião,
Amém.
(Ao alcançar a graça,fazer um bolo ou oferecer uma festa às crianças de rua, orfanatos ou creche)

Assim esperamos que tenham gostado, não deixem de comentar, sua opinião é importante para nós.
Sigam: @EAruanda.
Equipe Blog Estrela de Aruanda- Editora Chefe: Fernanda Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário