Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Igreja Luterana

O Luteranismo é uma denominação cristã ligada diretamente a Martinho Lutero, pioneiro da Reforma da Igreja na Alemanha, a partir de 1517.
Na América se encontram aproximadamente 10.000 luteranos.
No ano de 1532 chegou ao Brasil o primeiro Luterano, Heliodoro Heoboano, filho de um amigo de Lutero, que aportou em São Vicente.
A primeira comunidade Luterana foi a de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro organizada em 1824. O luteranismo se estabeleceu e expandiu em solo brasileiro através da Imigração alemã no Brasil.
Distribuições de luteranos no Brasil.
Rio Grande do Sul: 630 mil
Santa Catarina: 260 mil
Paraná: 90 mil
Espírito Santo: 85 mil
São Paulo: 45 mil
Rondônia: 21 mil
Minas Gerais e Rio de Janeiro: 35 mil
Região Nordeste: 10 mil
Região Norte (exceto Rondônia): 5 mil
Região Centro-Oeste: 27 mil.

Fatos Histórico (Contribuição para a criação da igreja luterana):
Em 1517, na Alemanha, o monge Lutero promulgou as famosas 95 teses que contêm ácidas críticas ao papado e ao clero. Em consequência desse ato, ele foi excomungado em 1521. Mas, rejeitado pela igreja, ele foi acolhido por boa parte do povo e por uma nobreza interessada em tirar vantagens da situação, antevendo possibilidades de se tornar propietária de terras que esta época estavam sob o poder romano. Assim, ele foi salvo das chamas da fogueira e seus ensinamentos deram impulso a idéias inovadoras que alcançaram outros países europeus. Na Suiça e na França, outros adeptos deste movimento deram inicio a processos semelhantes. Anos depois, Lutero abandona o celibato e contrai matrimônio com Catarina de Bora.

Esperamos que tenham gostado de nossa primeira postagem sobre a igreja luterana. Leiam e comentem, pois sua opinião é importante para nós.
Sigam: @EAruanda.
Esperamos voce no ORKUT E MSN: estreladearuanda@hotmail.com
Equipe Blog Estrela de Aruanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário