Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Orixas do Candomblé.

Os orixás são deuses africanos que correspondem a pontos de força da Natureza e os seus arquétipos estão relacionados às manifestações dessas forças. As características de cada Orixá aproxima-os dos seres humanos, pois eles manifestam-se através de emoções como nós. Sentem raiva, ciúme, amam em excesso, são passionais. Cada orixá tem ainda o seu sistema simbólico particular, composto de cores, comidas, cantigas, rezas, ambientes, espaço físico e até horários.
Estes deuses da Natureza são divididos em 4 elementos- terra, água, fogo e ar. Alguns estudiosos ainda vão mais longe e afirmam que são 400 o número de Orixás básicos, divididos em 100 do fogo, 100 da terra, 100 da água e 100 do ar, enquanto que, na Astrologia, são 3 do fogo, 3 da terra, 3 do ar, 3 da água. Porém os tipos mais conhecidos entre nós formam um grupo de 16 deuses. Eles também estão associados à corrente energética de alguma força da natureza. Assim, Iansã é a dona dos ventos, Oxum é a mãe da água doce, Xangô domina raios e trovões, e outras analogias.
No Candomblé cultuam-se muitos outros orixás, desconhecido por leigos, por serem menos populares que Xangô, Iansã, Oxossi e outros, mas com um significado muito forte para os adeptos dos cultos afro-brasileiros. Alguns são nescessariamente cultuados, devido à ligação com trabalhos específicos que regem, para a saúde, morte, prosperidade e diversos assuntos que afligem o dia-a-dia das pessoas. Estes deuses africanos são considerados intermédios entre homens e Deus, e por possuirem emoções tão próximas dos seres humanos, conseguem reconhecer os nossos caprichos, os nossos amores, os nossos desejos. É muito frequente dizer-se que as personalidades dos seus filhos são consequência dos orixás que regem suas cabeças, desenvolvendo caracteristicas iguais às destes deuses africanos.
Aqui apresentamos a lista dos 16 orixás cultuados no candomblé, lembrando que segundo as tradições e cultos os orixás, podem se diferenciar:

Nanã
Omolú
Oxumaré
Òsálá
Esù
Ogún
Osóssi
Yemanja
Iansã
Osún
Obá
Yewa
Sángo
Logun Edé
Ossain
Ibeji
Iroko

Em breve apresentaremos um estudo, uma análise completa, ou parte de uma análise desses orixas.
Esperamos que tenham gostado de nossa postagem e entendido um pouco mais dos orixas do candomblé (lembrando que tem algumas diferenças entre os orixas dos candomblé e da umbanda). Nao deixem de comentar, sua opinião é muito importante para nós.
Sigam: @EAruada.
Esperamos voce no orkut e no msn: estreladearuanda@hotmail.com
Equipe Blog Estrela de Aruanda- Editora Chefe: Fernanda Tavares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário