Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Pontos de Umbanda (musicas)

Na umbanda para sentirmos a vibração, melhorar o ambiente e vários outros aspectos, são utilizados os pontos cantados, são músicas com temas umbandisticos. Juntamente com os pontos tem-se os atabaques (instrumento africano, que significa junção de couro com madeira).
Mostraremos aqui alguns pontos para o conhecimento de todos.
*Lembrando que os pontos aqui apresentado são pontos cantados no terreiro onde os nossos editores frequentam*
Ponto de Oxalá:
Eu vou pedir a Zambi, um poder pra governar, meio sol e meia lua, meio mundo e meio mar{bis.
Ponto de Obaluaê:
Atoto atoto Obaluaê, atoto atoto Obaluaê, atoto Obaluaê atoto Obaluaê,atoto Obaluaê atoto Obaluaê.
Ponto de Oxossi:
Quem manda nas matas é Oxossi, Oxossi é caçador{bis. Eu vi o meu pai assoviar ele mandou me chamar, é de Aruanda auê, é de Aruanda auê Senhro Oxossi é de Aruanda, é de Aruanda auê.
Ponto de Xangô:
Meu pai Xangô deixa essas pedreira ai{bis, a umbanda está li chamando deixa essas pedreira ai{bis.
Ponto de Ogum:
Querem acabar com meu reinado, mais ogum está de ronda, mais ogum está de ronda. Eu sou filho de ogum, e tenho meu corpo fechado, eu sou filho de ogum e nem um feitiço vai virar pro meu lado.
Ponto de Iemanja:
Ie-Iemanja, rainha das ondas sereia do mar{bis, como é lindo o canto de Iemanja, que faz ate o pescador chorar, quem escuta mãe d'água cantar, vai com ela pro fundo do mar, e vai com ela pro fundo do mar.
Ponto de Nana:
A umbanda mandou saravá Nana{bis, vamos saravá a Nana Buruque que a todos seus filhos veio proteger{bis.
Ponto de Oxum:
Eu vi mamãe oxum nas cachoeiras sentada na beira do rio{bis, colhendo lirios lirioê, colhendo lirios lirioâ, colhendo lirios pra enfeitar nosso congá.
Ponto de Iansa:
Sonhei um sonho lindo, sonho tão lindo que me encantou, eu me banhava nas águas da Oxum que desciam das pedreiras de pai Xangô, vento virava, raios e trovões roncou, era a mão Oya que nos meus sonhos vinhá para me ajudar. Ela bailava sem ter os pés no chão com sua espada e seu cálice na mão. Era Iansã, me dando a sua proteção.
Ponto de Ere:
Cosme e Damião, sua Santa Casa cheira, cheira cravo e cheira rosa, cheira flor de laranjeira.
Ponto de Preto-Velhos:
Pai Joaquim cadê Pai Mané? Foi no mato busca guinê,{bis. Diga a ele que quando vier, que suba a escada na ponta do pé{bis.
Ponto de Exu (enviado por @thaisatenorio):
Eu vi exu, dando gargalhadas, com tridente na mão, sua capa bordada. Ele é exu Tiriri, morador lá da calungá, vem firmar seu ponto aqui.
Ponto de Pomba-gira:
Pomba-gira é mulher de sete maridos{bis. Não mexa com ela, ela é um perigo{bis.
Ponto de Baiano:
Bahia oh Africa, vêm cá, nos ajudar{bis. Força baiana, força africana, força divina vem cá, vem cá{bis.
Ponto de Defumação:
A umbanda cheirou a queimou a guinê, pra defumar seus filhos de fé{bis. Defuma eu papai oi defuma eu mamãe{bis.
Ponto de abertura:
Pedimos lisença a Zambi a Oxum e Iemanja, para abrir nossos trabalhos com a bandeira de Oxalá{bis. Saravá Oxum, saravá o congá{bis. Saravá seu Sete Ondas ele é rei é orixa{bis. Saravá mãe d'água saravá o congá{bis.

Lembrando que são muitos os pontos, e também são várias etapas de pontos. Aqui apresentamos alguns. Se quiser, mande seu ponto para que possamos atualizar sempre esta postagem.
Sigam:@EAruanda.
Esperamos que tenham gostado.
Equipe Blog Estrela de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário